Significados dos laços e cores da saúde

É comum nos depararmos com campanhas onde uma cor é vinculada a um mês para conscientização no combate a doenças e problemas na sociedade.

Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul são as mais conhecidas, entretanto, os outros meses recebem cores para chamar a atenção das pessoas para as informações acerca de um tema em destaque.

Veja a seguir as cores de cada mês e o que elas representam.  

Cores de janeiro 

Janeiro Branco – Saúde Mental

A campanha nasceu em Uberlândia-MG em 2014 para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e a prevenção do adoecimento. 

O Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, é o país latino-americano com número recorde de casos de depressão. 

Janeiro Roxo – Hanseníase

A Lei Federal 12.135 de 2009 instituiu o último domingo de janeiro como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

O Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de casos anuais e, por isso, a campanha promove a conscientização da população.

Cores de fevereiro

Fevereiro Roxo – Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

A campanha surgiu em Uberlândia-MG no ano de 2014 para promover a conscientização, com o lema “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”.

As três doenças tem características distintas e são incuráveis. As ações ressaltam a importância do diagnóstico precoce e o tratamento correto.

Fevereiro Laranja – Leucemia

A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) criou em 2005 a campanha, já que dia 4 desse mês é a data do Dia Mundial do Câncer.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) essa doença maligna, que possui 12 tipos, é a 9ª mais comum em homens e a 11ª entre mulheres.

Cores de março

Março Vermelho – Câncer de rim

Já que a segunda quinta-feira de março abriga o Dia Mundial do Rim, esse mês foi escolhido para conscientizar a população sobre o câncer nesse órgão.

Essa doença maligna ocupa a terceira posição entre as doenças mais frequentes do aparelho geniturinário.

Março Azul Marinho – Câncer colorretal

Em 27 de março ocorre o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino e, por isso, o mês é utilizado para conscientizar a população através dessa campanha.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal tem apresentado um número crescente de casos no país.

Cores de abril

Abril Azul – Conscientização sobre o autismo

Em 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As campanhas de conscientização visam dar visibilidade ao transtorno e promover o auxílio aos portadores, pois no Brasil há mais de 2 milhões de autistas. 

Abril Verde – Segurança e saúde no trabalho

O dia 28 de abril abriga o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, no Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

As campanhas realizadas nesse mês visam conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no exercício das suas funções.

Cores de maio

Maio Amarelo – Segurança no trânsito

Em 2010, a ONU instituiu o período entre 2011 e 2020 como sendo a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

A campanha de conscientização é necessária, pois segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil a cada 1 hora são registradas 5 mortes por acidentes de trânsito.

Maio Cinza – Câncer de cérebro

As ações realizadas no mês de maio possuem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema e alertar sobre a importância do reconhecimento precoce da doença.

O câncer cerebral está entre os 10 tipos que mais causam óbitos e, segundo dados do INCA, é responsável por 4% das mortes por câncer no Brasil. 

Maio Laranja – Abuso de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Por isso, a campanha maio laranja promove a conscientização para o combate desse problema na sociedade.

A cor laranja foi escolhida para essa ação, pois faz referência à coloração da gérbera, uma flor comum no Brasil e que representa a fragilidade e vulnerabilidade.

Cores de junho

Junho Vermelho – Doação de sangue

Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data promovida pela ONU em 2005. Por isso, esse mês foi escolhido para incentivar a doação de sangue.

Os dados do Ministério da Saúde estimam que 3 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue anualmente e o número de doadores representa apenas 1,6% da população.

Junho Verde – Prevenção do meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e, por isso, as ações nesse mês são voltadas para conscientização e prevenção do meio ambiente.

Em 5 de junho de 2019, o projeto de resolução PRS 52/2019, para criação de um calendário de atividades, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.

Cores de julho

Julho Amarelo – Combate às hepatites virais

A campanha de conscientização ocorre nesse mês, pois o dia 28 de junho abriga o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela ONU em 2010.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 1999 e 2018 mais de 600.000 casos foram registrados para as hepatites A, B e C.

Julho Verde – Câncer de cabeça e pescoço

A campanha foi iniciada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, já que dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

O câncer em órgãos dessas regiões acometem principalmente os homens e é um dos tipos que mais causam óbitos no Brasil.

Cores de agosto

Agosto Dourado – Aleitamento materno

A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro” e no dia 1º de agosto é comemorado o dia mundial da amamentação.

A OMS recomenda o aleitamento materno de forma exclusiva até os 6 meses. O Brasil é reconhecido mundialmente pelas doações aos bancos de leite.

Agosto Verde Claro – Combate ao linfoma

A campanha instituída pela OMS visa conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença que apresenta mais de 40 tipos.

No Brasil, segundo o INCA, 4.000 mil morrem por ano devido a essa doença e o número de pessoas acometidas pela enfermidade dobrou nos últimos 20 anos.

Cores de setembro

Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio

Setembro amarelo é uma campanha iniciada no Brasil em 2015, cujo mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

De acordo com dados da OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e essa é a segunda causa que mais mata jovens no país.

Setembro Verde – Doação de órgãos

27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e as ações nesse mês visam esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.

Pela Lei nº 10.211 de 2001 a retirada dos órgãos e tecidos de um potencial doador só pode ser realizada com a autorização dos membros da família.

Cores de outubro

Outubro Rosa – Câncer de mama

Outubro rosa é um movimento criado nos Estados Unidos no início dos anos 90. O laço rosa, símbolo da campanha, representa a luta contra o câncer de mama.

Esse tipo de câncer é uma das doenças que mais se manifesta em mulheres no Brasil e no mundo. No país, a primeira iniciativa para promoção da campanha ocorreu em 2002.

Cores de novembro

Novembro Azul – Combate ao câncer de próstata

Novembro azul tem origem em um movimento criado em 2003 na Austrália, chamado de Movember, por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata celebrado em 17 de novembro.

Esse tipo de câncer é a segunda causa que mais gera mortes entre homens. A campanha de conscientização foi realizada pela primeira vez em 2011 no Brasil, iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).

Novembro Azul – Diabetes

Como o dia 14 de novembro abriga o Dia Mundial do Diabetes, esse mês também é utilizado para ações de esclarecimentos sobre o tema.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, no Brasil, houve um aumento de 60% no diagnóstico de pessoas com diabetes.

Cores de dezembro

Dezembro Vermelho – Aids

Como o Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado em 1 de dezembro, as campanhas de conscientização e esclarecimentos sobre a doença são realizadas nesse mês.

Embora o número de casos mundialmente apresente diminuição, no Brasil houve um aumento de 21% nos casos de infecções no período entre 2010 e 2018.

Dezembro laranja – Câncer de pele

O mês de dezembro utiliza a cor laranja na campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção contra o câncer de pele desde 2014.

Esse tipo de câncer é o que mais afeta pessoas no Brasil e no mundo, sendo registrado só no país 180 mil novos casos por ano. A principal causa do tumor é o excesso de exposição ao sol, especialmente em pessoas acima dos 40 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *