A consultora em amamentação e Enfermeira Obstetriz Patrícia Silva fala sobre os benefícios do Aleitamento Materno para o Bebe.

De acordo com a OMS (2000) o recém-nascido que recebe o leite materno está mais protegido contra infecções, e levando a uma redução das taxas de mortalidade neonatal. Isso porque o leite materno é um alimento completo, sendo que o colostro, inclusive, é considerado a primeira vacina do bebê.
O leite materno deve ser o alimento exclusivo até os 6 meses de idade, já que é de fácil digestão, está sempre na temperatura certa e, o melhor, não custa nada. O aleitamento materno deve ser mantido ate os dois anos de idade (BRASIL, 2009).
Os benefícios do aleitamento materno para o bebe são inúmeros, dentre eles podemos citar que crianças e jovens que foram amamentados quando bebês têm menos chances de apresentarem obesidade, estão também mais protegidos contra problemas respiratórios e alergias, segundo a OMS (2000). Além disso, o ato de sugar ajuda no desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração do bebê (BRASIL, 2009).
Alguns dos benefícios do Aleitamento Materno para a mãe: o aumento do vínculo com a criança, a perda de peso após o parto, a redução do sangramento vaginal pós-parto e ainda protege contra o câncer de mama e de ovário, entre outros (BRASIL, 2009).
A consultoria em amamentação é um atendimento oferecido por profissionais da área de saúde, qualificados para auxiliar mãe e bebê no Aleitamento Materno. Visa dar suporte à dupla mãe-bebê focando a boa evolução do aleitamento materno e a solução de problemas (como mastite, pouco leite, fissuras no bico) que podem aparecer nesta fase. Envolve orientações e condutas relacionadas à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha, modos de aumentar a produção de leite, verificação da quantidade de leite, cólicas, estimulação da mama e relactação (volta a amamentar depois de ter parado parcialmente ou definitivamente), e cuidados com a mama. Além de orientar também troca de fraldas, banho, avaliar sinais de icterícia bem como qualquer outra dúvida que possa surgir, dando apoio contínuo a dupla mãe-bebê e à família neste período. O foco do atendimento é o acolhimento: esclarecer dúvidas, acompanhar a mamada, propor ajustes na mamada, oferecer orientação para o restabelecimento da amamentação.
O atendimento pode iniciar a qualquer momento, tanto durante a gestação, período que podem ser esclarecidas as primeiras dúvidas, através de cursos de capacitação dos pais (permitindo que os casais vivenciem esse período de adaptação desafiador mais conscientes, sem tantos julgamentos e com mais leveza) e futuros cuidadores, como avos, quanto na maternidade, onde as primeiras dificuldades podem surgir.
As consultorias são domiciliares, o que se torna uma forma confortável e conveniente, principalmente quando estamos com o bebê recém-nascido e/ou no retorno da maternidade e a quantidade de sessões será combinada em cada caso, respeitando a individualidade e as necessidades de cada família. A Consultoria em Aleitamento também pode ser um excelente auxílio ainda para a mulher que pretende retornar ao mercado de trabalho e precisa de apoio, acolhimento, ajuda com a ordenha, com o armazenamento e com a oferta do leite materno.
Tenha você também uma consultora de amamentação para chamar de sua!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *