2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude é instalada na Comarca de Coromandel

Governador Romeu Zema e o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Gilson Soares, participaram do evento

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, instalou no último dia 18 de dezembro, a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Coromandel. A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema.

Na primeira visita oficial à sua cidade natal, desde a posse no comando do Judiciário mineiro, o desembargador Gilson Lemes disse que estava emocionado em retornar, agora como presidente do TJMG, a Coromandel onde viveu até a adolescência. Ele foi recebido pela diretora do foro, juíza Fernanda Mendonça Silva Terra, no Fórum José Ribeiro Pena.

Também participaram da solenidade, dentre várias outras autoridades e convidados, o Promotor de Justiça da Comarca de Coromandel, Dr. Roberto Carlos de Oliveira Júnior; Juiza de Direito coromandelense Maria Luisa Santana Assunção; a deputada federal Greyce de Queiroz Elias; a prefeita de Coromandel Dione Maria Peres; o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus; o vereador e prefeito eleito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira; o prefeito de Abadia dos Dourados, Wanderlei Lemes e a presidente da 141ª Subseção da OAB/MG, Dra. Flávia Araújo.

Descerramento da placa alusiva à instalação da 2ª Vara Civil, Criminal e da Infância e da Juventude
na Comarca de Coromandel

Benção
O início da cerimônia foi marcado pela benção das novas instalações da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, pelo padre Sebastião dos Reis, da Paróquia Santana.

O presidente descerrou a placa alusiva à instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, ao lado do governador Romeu Zema e da diretora do foro de Coromandel. Em seguida assinou a ata de criação da nova vara.

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, instalou na comarca de Coromandel a
2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude

Homenagens
O presidente Gilson Soares Lemes entregou o pin comemorativo do “Servidor 30 anos”, a Marcelo Dias Ferreira pela dedicação à prestação jurisdicional na comarca de Coromandel.

Em seguida o presidente do TJMG foi homenageado com a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Coromandel entregue pelo vereador Fernando Breno, que representou o presidente da Câmara vereador Dario Machado da Rocha.

O desembargador Gilson Lemes também foi homenageado pela diretora do foro juíza Fernanda Mendonça Silva Terra e pela prefeita Dione Maria Peres com placas de agradecimento. “É uma grande honra para a nossa Coromandel ter um filho da terra no cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Você, presidente Gilson, nos orgulha muito e desejamos sucesso à sua gestão”, disse a prefeita.

O governador Romeu Zema participou da solenidade e elogiou a iniciativa por trazer mais
celeridade ao Judiciário local

Celeridade
O governador Romeu Zema disse que essa era a primeira vez que visitava a cidade como chefe do Poder Executivo do Estado. “Estou aqui em um momento especial, com a criação da 2ª Vara que vai dar celeridade nos processos. É bom salientar que o Tribunal de Justiça tem investido na digitalização e na automação para que a justiça em Minas Gerais seja mais célere e mais justa”, frisou o governador.

A diretora do foro de Coromandel, juíza Fernanda Terra, agradeceu o presidente Gilson Lemes pelo olhar atento que sempre teve com a sua cidade natal. “Ele sempre ajudou a comarca com recursos humanos e físicos e, agora, a nova vara, que chega em boa hora, trará impacto na prestação jurisdicional”, disse.

A prefeita de Coromandel Dione Maria Peres prestou homenagem ao Dr. Gilson Lemes com uma placa de agradecimento.

Mais qualificação
A atual Vara Única de Coromandel, a partir de hoje, passa a ter a denominação de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. As ações cíveis e criminais serão distribuídas equitativamente entre as duas varas, que ganham especializações, o que trará mais qualificação aos trabalhos. A 1ª Vara recebe os processos e as ações de execução penal. A 2ª Vara recebe os feitos relativos à infância e à juventude.

Presidente do TJMG Dr. Gilson Soares foi homenageado com a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Coromandel entregue pelo vereador Fernando Breno, que representou o presidente da Câmara vereador Dario Machado da Rocha.

Justiça mais rápida
Segundo o vereador e prefeito eleito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira “esta é uma luta que durou mais de 15 anos. Acreditamos que com certeza vai atender aos advogados e cidadãos coromandelense e abadienses que precisam de uma justiça mais séria para resolver suas questões”.

O desembargador Dr. Gilson Lemes foi homenageado também pela diretora do foro de Coromandel juíza Fernanda Mendonça Silva Terra com uma placa de agradecimento.

Dia Histórico
Para Dra. Flávia Araújo, presidente da Subseção da OAB/MG “este é um dia histórico para toda a população de Coromandel e Abadia dos dos Dourados.Vai haver uma divisão da quantidade de processos que serão distribuídos pois o acervo é muito grande para uma única vara”.

Marcelo Dias Ferreira recebeu o pin comemorativo do “Servidor 30 anos” pela dedicação à prestação jurisdicional na Comarca de Coromandel

Prestação jurisdicional
A expansão demográfica do município de Coromandel fez com que o número de processos chegassem ao patamar de 13 mil, inviáveis para tramitarem somente em uma única vara.

Dr. Gilson Soares, explica que “o Poder Judiciário, a quem cabe a nobre missão de distribuir Justiça, tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos. É o que buscamos fazer aqui: entregar ao cidadão coromandelense uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz”.

Fazem parte da comarca os municípios de Coromandel e de Abadia dos Dourados, além dos distritos de Alegre, Lagamar dos Coqueiros, Mateiro, Pântano de Santa Cruz e Santa Rosa dos Dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *