Morte por dengue é confirmada na região; veja situação no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG

Uma morte por dengue foi confirmada no Triângulo Mineiro. Ocorrida em Carneirinho (MG), esta é a segunda morte pela doença em Minas Gerais em 2020 e foi divulgada nesta terça-feira (17) no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).  

No estado, há 17 mortes por dengue em investigação; desses, são três na região do Triângulo Mineiro: dois em Uberaba e 1 em Iturama.

Dengue com sinais de alarme

De acordo com a SES-MG, é classificado como dengue com sinais de alarme todo caso de dengue que, no período após a febre, apresenta um ou mais sinais de alarme, que são dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen; vômitos persistentes; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico); sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; hipotensão postural (lipotímia); hepatomegalia maior do que 2 cm; e aumento progressivo do hematócrito.

Nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba, há registros de dengue com sinais de alarme nas cidades de Araxá (3), Cachoeira Dourada (1), Centralina (1), Ituiutaba (1), Limeira do Oeste (1), Monte Alegre de Minas (3), Pirajuba (1), São Gotardo (2), Uberaba (1) e Uberlândia (8).

Situação das principais cidades

  • Uberlândia: a cidade continua em segundo no ranking de casos prováveis, com 771 casos. São 99 casos novos em relação ao último boletim, quando o município registrou 672 ocorrências. A incidência da doença na cidade é média.
  • Uberaba: com 1.102 casos prováveis, é a cidade com o maior número de casos do Triângulo. São 316 novos registros se comparado com a última publicação, quando a cidade apresentava 786 casos prováveis de dengue. A incidência na cidade é alta.
  • Ituiutaba: o município tem 623 registros de casos prováveis de dengue. No último boletim, a cidade tinha 465 casos. A incidência da doença é muito alta.
  • Patos de Minas: a cidade tem 350 registros, sendo 77 casos novos em relação ao último boletim, quando o município teve 273 ocorrências. A incidência de dengue é média.
  • Araxá: a cidade tem 37 casos prováveis de dengue; na última semana, eram 31. A incidência é baixa.
  • Paracatu: o maior município do Noroeste de Minas registrou 21 novos casos prováveis de dengue. O novo boletim apontou 82 registros. Na semana passada, eram 61. A incidência continua baixa.

Chikungunya

Sobre a Febre Chikungunya, foram registrados em Minas Gerais 564 casos prováveis da doença em 2020, sendo sete em gestantes.

No ano passado, 2.776 casos prováveis de chikungunya foram registrados no estado e houve um óbito pela doença em Patos de Minas.

Zika

Com relação à Zika, neste ano, foram registrados 206 casos, sendo 19 em gestantes. Em 2019, foram 698 casos prováveis, sendo 158 em gestantes.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *