Triângulo e Alto Paranaíba têm 50 casos suspeitos de coronavírus em investigação, diz SES-MG

As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba somam 50 casos suspeitos de coronavírus em investigação, um caso confirmado e seis descartados. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira (16). Até neste sábado, as áreas tinham 39 suspeitas sendo analisadas.

Uma nova cidade do Triângulo Mineiro figura na lista, nesta segunda-feira. A SES-MG registrou um caso suspeito da doença em Frutal.

Veja abaixo a situação das cidades com notificações de suspeitas.

Cidades das regiões com casos suspeitos de coronavírus

CidadeCasos em investigaçãoCasos confirmadosCasos descartadosTotal de notificações
Uberlândia280533
Uberaba7018
Araguari6006
Patos de Minas2002
Patrocínio0101
Frutal1001
Araxá2002
Carmo do Paranaíba3003
São Gotardo1001
Total nas regiões501657

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde

Uberlândia

Nesta segunda-feira (16), cinco novos casos suspeitos de coronavírus em investigação foram registrados em Uberlândia, segundo o boletim. A cidade continua sem confirmações da doença e com cinco casos descartados.

Uberlândia continua sendo a segunda em Minas Gerais com maior número de casos suspeitos, atrás apenas de Belo Horizonte (153).

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, divulgou nesta sexta-feira (13) orientações para a população. E nesta segunda-feira (16) recomendações para as empresas da cidade.

G1 entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia, que informou que todos os pacientes sob suspeita estão em isolamento domiciliar com orientações médicas. E afirmou que essa medida é adotada por 14 dias a partir da notificação, que é período de incubação do vírus.

Araguari

Araguari apresentou dois novos casos suspeitos de coronavírus em investigação, nesta segunda-feira. Com isso, a cidade soma seis suspeitas, nenhum confirmado e nenhum descartado.

Segundo o Município, todos estão de quarentena e aguardando o resultado dos exames. Os pacientes também são monitorados pela Equipe de Vigilância Epidemiológica, pois o estado de saúde deles é estável. Além disso, a Prefeitura de Araguari criou o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento à doença causada pelo coronavírus. As atividades do Comitê tiveram início nesta segunda com uma reunião multissetorial.

Patos de Minas

Patos de Minas segue com dois casos suspeitos da doença. O Município informou ao G1 que esses dois pacientes são moradores da cidade e retornaram recente de Milão, na Itália. O material biológico foi coletado na última semana e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A Prefeitura ainda enfatizou que esses dois casos são novos. E o primeiro relatado, anteriormente, no boletim da SES-MG está descartado. Contudo, não há número descartado em Patos de Minas conforme o boletim estadual.

primeiro caso suspeito na cidade, que segundo o Município foi descartado, trata-se de uma mulher, de idade não divulgada, que esteve em Portugal no final de fevereiro e apresentou sintomas de gripe. Ao G1, a secretária interina de Saúde, Geise Marques, explicou que nesse caso o material para exames foi colhido e foi registrado no sistema a possível suspeita.

“Como a paciente esteve em Portugal, que não é classificado pela OMS como país de transmissão, a Secretaria Municipal de Saúde foi orientada a descartar o material já que a paciente não se enquadrava nos quesitos para suspeita de coronavírus. Portanto, o material não chegou a ser enviado à Funed para análises. O número continua no sistema estadual apenas porque registramos no primeiro momento”, afirmou.

Patrocínio

Patrocínio é a única cidade das regiões com caso confirmado. A confirmação de um caso no local ocorreu neste sábado (14)). Até sexta-feira (13), a cidade não tinha sequer um casos suspeito em investigação. Conforme a SES-MG, é uma mulher, de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália.

Ao G1, a Prefeitura de Patrocínio afirmou que a paciente está com quadro clínico leve e sem indicação de internação hospitalar até o momento. Informou ainda que a paciente está em isolamento domiciliar, bem como os familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do coronavírus.

Frutal

O boletim da SES-MG apresentou, nesta segunda-feira (16), o primeiro casos suspeito investigado na cidade. A suspeita já havia sido divulgada pela Prefeitura de Frutal neste sábado (14). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Frutal, trata-se de jovem, de 21 anos, que está sendo monitorado.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marília Gonçalves, o caso é considerado apenas suspeito, pois o jovem chegou há 14 dias de uma viagem à Europa. Ainda segundo ela, o paciente está em casa e é monitorado constantemente por agentes de saúde do Município. A Secretaria de Saúde informou que está tomando todas as medidas necessárias.

Araxá

Araxá também segue com dois casos suspeitos de coronavírus em investigação. O G1, entrou em contato com a Prefeitura de Araxá, que informou que tratam-se de um homem, de 37 anos, que teve contato com uma pessoa que esteve na Itália recentemente; e de uma uma jovem, de 23 anos, que viajou para a Europa.

O Município afirmou, ainda, que foram colhidos materiais para exames de ambos e aguarda os resultados. Os dois estão em isolamento domiciliar e passam bem.

Também disse que Araxá está preparada para oferecer os primeiros atendimentos em casos suspeitos de coronavírus. Que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui leito de isolamento e profissionais treinados para atendimento especializado.

Carmo do Paranaíba

Neste sábado (14), Carmo do Paranaíba figurou a lista da SES-MG pela primeira vez. A cidade tem três casos em investigação, nenhum confirmado e nenhum descartado.

G1 entrou em contato com a Prefeitura de Carmo do Paranaíba para saber mais informações sobre as suspeitas em investigação. Conforme a secretária de Saúde da cidade, Cristine Alves Rodrigues, os três pacientes sob investigação colheram materiais para exames, estão em isolamento domiciliar e receberam todas as orientações para evitar possíveis transmissões.

“A Secretaria de Saúde está tomando todas as providências para que não haja disseminação do Covid-19 no município. Segunda-feira (16) já está agendada uma reunião com a Superintendência Regional de Saúde para mais orientações sobre um plano de ação específico para combate ao coronavírus”, afirmou.

São Gotardo

São Gotardo continua com um caso suspeito, conforme boletim divulgado pela SES-MG. O G1 também entrou em contato com a Prefeitura de São Gotardo, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Minas Gerais

No Estado, há 420 casos suspeitos em investigação, seis confirmados e 85 casos já foram descartados.

O primeiro caso confirmado de coronavírus em Minas Gerais foi divulgado neste domingo (8). Conforme a pasta, trata-se de uma mulher, de 47 anos, moradora de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em fevereiro com retorno ao Brasil em março. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar.

O segundo caso confirmado foi em Ipatinga, no Vale do Rio Doce.

Neste sábado, outros dois casos foram confirmados em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

E nesta segunda-feira, foram confirmados casos um caso em Belo Horizonte e o segundo em Juiz de Fora.

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1

Coronavírus no Brasil

Neste sábado (14), o Ministério da Saúde informou 234 casos confirmados de coronavírus no Brasil. O país tem 2.064 casos suspeitos e 1.624 descartados; 18 pessoas estão hospitalizadas e há transmissão comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os casos confirmados estão nos estados de São Paulo (152), Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa catarina (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (5)*, Goiás (3), Bahia (2), Pernambuco (2), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1), Sergipe (1), Amazonas (1).

*O boletim do Ministério da Saúde foi divulgado antes de a SES-MG atualizar a situação em Minas, com seis casos confirmados.

Recomendações

Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA E CONTRIBUA PARA ALERTAR SOBRE AS FORMAS DE PREVENIR A DOENÇA.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *