Queijo produzido em Ibiá vence concurso em Uberlândia como melhor de Minas

Agro

É de Ibiá o melhor queijo minas artesanal produzido em Minas Gerais. O produtor Antônio Onofre Passos, foi o vencedor do 12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que ocorreu no último sábado (5) durante o Festival ‘Minas a Queijo e Viola’, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Quarenta queijos participaram do concurso, e a escolha dos melhores se deu através de votos de dois tipos de júris, um técnico e outro popular; que ainda elegeu mais quatro para se juntar ao “top” 5 do estado. A avaliação seguiu critérios como apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Na primeira etapa, foram classificados os dez melhores produtos. Na segunda etapa, aconteceu a escolha dos vencedores.

A queijaria de Antônio Onofre, e de sua esposa, Ana Paula Rocha, produz cerca de 35 quilos por dia, e é vendido em vários municípios de Minas. “Foi muito emocionante para nós receber esse prêmio. É um reconhecimento pelo nosso trabalho. A partir de agora, a expectativa é melhorar ainda mais a qualidade do nosso queijo, agregar valor e conquistar novos mercados”, contou Onofre.

O melhor, segundo o público

O queijo produzido por Reginaldo Miranda, do município de Medeiros, região da Canastra, foi escolhido o melhor pelo público. “A voz do povo é a voz de Deus. A gente faz esse trabalho todos os dias com muito amor e carinho é para o povo mesmo. Sem eles, nós não vendemos queijo. Para nós, é uma grande bênção e honra demonstrar o produto da nossa cidade e da nossa família”, diz Reginaldo.

Produção em Minas

Atualmente, conforme dados do governo estadual, há em Minas cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais, sendo que, desse total, 9 mil são produtores de Queijo Minas Artesanal. A produção aproximada é de 50 mil toneladas por ano.

Classificação final do concurso:

1º lugar: Antônio Onofre/ município de Ibiá, região de Araxá

2ª lugar: Elias Cortes/ município Cruzeiro da Fortaleza, região Cerrado

3º lugar: Geraldo Moreira da Silva/ município Serra do Salitre, região Serra do Salitre

4º lugar: João José de Melo/ município Serra do Salitre, região Serra do Salitre

5º lugar: Cleno Boavenutra Júnior/ município Carmo do Paranaíba, região Cerrado

Vencedor do júri popular: Reginaldo Miranda/município de Medeiros, região da Canastra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *