PROCON ORIENTA OS CONSUMIDORES COMO IR ÀS COMPRAS DE FORMA CONSCIENTE DURANTE PERÍODO DA BLACK FRIDAY

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Está chegando a Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores. É comemorado anualmente na 4ª sexta-feira do mês de novembro e que este ano ocorrerá no dia 23. Vale lembrar ainda que para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que o consumidor fique atento, desde já, aos preços dos produtos que pretende comprar.

O PROCON de Coromandel, através da Advogada e Assessora do órgão, Daniany Araújo, recomenda que na compra feita pela internet os consumidores procurem a identificação da loja, o que abrange razão social, CNPJ, endereço e canais de contatos, uma vez que a localização da empresa se torna fundamental caso ocorra algum problema. Se não encontrar tais informações, é aconselhado que escolha outro local para aproveitar a Black Friday. Pesquisar se os dados informados são reais e tomar cuidado com ofertas recebidas por e-mail também são formas de evitar prejuízos futuros. Outro fator relevante a se atentar é a forma como os sites exibem seus contatos, sendo duvidosos aqueles que deixam somente um telefone celular ou e-mail gratuito.

Ressalte-se
que as transações online também não devem ser feitas em
computadores desconhecidos, como os de LAN houses, máquinas ou redes
públicas, já que podem não estar adequadamente protegidos.
Recomenda-se imprimir ou salvar todos os documentos (telas) que
comprovem a compra e confirmem o pedido, como por exemplo,
comprovante de pagamento, contrato e anúncios.

Orçamento,
pesquisa de preço e frete

É importante destacar que o ideal é definir uma quantia máxima que pretende gastar, não comprometendo mais de 30% dos rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos ou parcelamentos. Sendo assim, verificar os preços antecipadamente é uma boa opção. Observar o produto atentamente, ler a descrição e compará-lo com outras marcas pode evidenciar se ele irá ou não suprir sua demanda. Tomar cuidado com o preço do frete que é outra medida essencial. Desse modo, verifique o preço antes de adquirir o item, e se o considerar abusivo, denuncie.

Direitos

O
comprador deve se lembrar de que o fato de estar comprando em
liquidação não elimina seus direitos.

Veja
abaixo alguns direitos do consumidor para garantir uma boa compra:

  • Se a
    empresa prometeu desconto em determinados itens, deverá cumpri-lo,
    conforme veiculado; 
  • O
    Código de Defesa do Consumidor define o prazo de 30 dias para
    reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação
    no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis,
    contados a partir da verificação. A queixa pode ser feita conforme
    as predileções do consumidor, para o próprio comerciante ou para
    o fabricante; 
  • Produtos
    importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos legalizados
    seguem as mesmas regras dos nacionais; 
  • Na hora
    da entrega do produto, o comprador só deve assinar o documento de
    recebimento depois de examiná-lo. As irregularidades na mercadoria
    devem ser relacionadas como justificativas para o não recebimento; 
  • O prazo
    de desistência para compras feitas por telefone, em domicílio,
    telemarketing, catálogos ou internet, ou seja, fora do
    estabelecimento comercial, é de 07 (sete) dias, valendo a partir da
    aquisição do mesmo ou de seu recebimento.

Confira
as dicas do PROCON Municipal de Coromandel:

1)
É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a
compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação
de preços;

2)
Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar
pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;

3)
As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis,
de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja.
Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter
informações pessoais;

4)
Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da
empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e
demais informações que possibilitem seu contato e localização;

5)
Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação,
códigos de localização e de realização da compra. De
preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito,
pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;

Em caso de dúvidas ou reclamações, o PROCON Municipal de Coromandel informa que sua sede está situada à Rua Dr. Rubens de Castro, 93, Centro, com novo horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 12h às 18 horas, e o telefone de contato é o (34) 3841-3756.

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