Lions Club de Coromandel e Secretaria Municipal de Saúde promovem evento do Dia Mundial do Diabetes

+Cidade Coromandel Destaque Coromandel

O dia 14 de novembro é dedicado ao Dia Mundial do Diabetes. O Lions Club de Coromandel e a Secretaria Municipal de Saúde estarão promovendo neste sábado, dia 10 de novembro, um evento na Praça Abel Ferreira alusivo ao tema. Das 07:30 às 11 horas da manhã será feita medição gratuita de glicose no sangue e também da pressão arterial.

Médicos também estarão no evento para tirar dúvidas quanto à essa doença que mata anualmente cerca de 5 milhões de pessoas no mundo. Complicações do diabetes pode levar à perda de visão, ataque cardíaco, AVC, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. Ela ocorre quando o organismo não consegue queimar adequadamente a glicose (açúcar) no sangue, ocorrendo então a elevação da glicose em níveis anormais.

Conforme o presidente do Lions Club de Coromandel, Júlio Márcio da Silveira, está sendo feita a divulgação de uma pequena cartilha sobre a doença em todas as escolas e ele convida a todos os coromandelenses a estarem presentes na Praça Abel Ferreira neste sábado. “É importante a participação das pessoas de todas as idades, já que se for detectada precocemente, a doença pode ter um controle mais efetivo e com medidas pode se prevenir cerca de 70% dos casos de Diabetes tipo 2, que é o mais comum.”

A Inspetora da Educação Básica de Saúde de Coromandel, Samira Rosa Ferreira, aponta que no município há um número alto de diabéticos e também reforça a necessidade de se fazer medição e recomenda que “é importante que quem for à Praça Abel Ferreira esteja em jejum para se ter um resultado mais real da glicose e quanto à prevenção, é necessário adotar um estilo de vida mais saudável, evitar o sedentarismo, fazer atividades físicas, evitar a obesidade e fazer um controle da glicose do sangue.” Ela ainda complementa que quem suspeitar que está com diabetes pode procurar o Posto de Saúde em que está inscrito, de segunda a sexta no seu horário de funcionamento normal, além do evento do dia 10 de novembro.

Principais Sintomas

Fique atento aos principais sintomas do Diabetes:

  • Sede Intensa
  • Fome Excessiva
  • Familiar com Diabetes
  • Piora da visão
  • Cansaço e desânimo
  • Urinar muitas vezes, em grande quantidade
  • Cicatrização difícil e infecções na pele
  • Impotência sexual
  • perda de pesa sem motivo aparente

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *