Ideb mostra ensino fundamental de Coromandel estagnado, mas acima da média de MG

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última segunda-feira (3), mostra que o nível de qualidade do ensino fundamental em Coromandel está estagnado, mas ainda assim acima da média estadual.

A nota da rede pública na 4ª série/5º ano permaneceu 6.9, mesmo resultado registrado no Ideb de 2013 e 2015. É um resultado acima da meta para o município, que era de 6.6, mas os dados frios mostram que a distância entre o que se espera e o que é alcançado está diminuindo.

Em 2011, Coromandel mantinha uma vantagem agradável de 0.8 acima da projeção, mas agora está apenas 0.3 à frente da meta. Naquele ano, a meta de qualidade do ensino era de 5.9 e a nota conquistada foi 6.7. 

O município ainda se destaca e fica à frente da média estadual, pois Minas Gerais obteve uma nota geral de 6.5 no Ideb.

Caminho Inverso

Na 8ª série/9º ano, houve uma retomada do crescimento da qualidade, após um tropeço na bem sucedida trajetória do ensino. A rede pública ficou com uma nota 5.5, ante os 5.3 projetados.

Nesta etapa do ensino, Coromandel ficou bastante à frente da média de Minas Gerais, que recebeu uma nota 3.9, quando se esperava que tivesse 5.1 em qualidade.

Ensino Médio

Pela primeira vez, Coromandel teve a qualidade do ensino médio avaliada, e a nota foi de 4.3.

Para as próximas avaliações, a rede pública deverá ter um desempenho melhor para alcançar a meta de 4.6 (2019).

O que é IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma avaliação de desempenho dos alunos das redes públicas e privadas de ensino, em todo o País, com base em provas oficiais e padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática e de acordo com o rendimento escolar (uma taxa de aprovação).

O Ideb varia de 0 a 10, sendo o número maior concedido ao melhor desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *