Senac cria negócio baseado na honestidade e alcança 100% de fidelidade nos pagamentos

+Cidade Coromandel Destaque Coromandel

Alunos do curso de Vendas do Senac Coromandel criaram um negócio baseado na honestidade do comprador e alcançaram 100% de fidelidade nos pagamentos. O modelo consiste em um estande no qual ficam expostos produtos, com os respectivos preços, porém não há um ‘responsável’ para atender o cliente, que deve depositar o valor no caixa, sem que seja monitorado.

O modelo de negócio é totalmente baseado na confiança no cliente. Caso alguém deixe de pagar, a chance de a ‘empresa’ fracassar é enorme, pois compromete o lucro do empreendimento.

A iniciativa não é inédita no mundo, mas, em outras tentativas no Brasil, o resultado não foi tão positivo como em Coromandel, com taxas altas de ‘esquecimento’ do pagamento.

O que se viu no estande foi diferente. Nenhum cliente deixou de pagar pelas balas, chocolates, pirulitos e outros produtos expostos na ‘barraquinha’, que fica dentro da unidade do Senac em Coromandel. Nem mesmo na Expocoró, onde o fluxo de pessoas é maior, o resultado foi diferente. Os estudantes levaram o projeto para exposição na feira agropecuária do município e tiveram resultado igual.

O projeto surgiu na diretoria do Senac Coromandel e foi levada aos alunos, que aceitaram o desafio, surpreendendo ao orientador dos alunos, Clésio Assunção Ferreira. “Foi melhor do que eu esperava, principalmente pela empolgação de todos que se envolveram no projeto. É muito bom praticar o que se estuda e ver o resultado é empolgante, foi uma realização muito grande para mim, enquanto professor”.

A supervisora pedagógica, Claudia Cristina de Moura Machado, afirmou que o projeto encerra a parte prática do que os alunos vivenciam em sala de aula, onde aprendem a importância da honestidade nos negócios. “O Senac se preocupa com a formação completa do profissional. No mundo de hoje, temos falta de valores, no sentido ético da palavra, então é importante trazer para o nosso aluno, já que estamos formando profissionais para o mercado de trabalho, competências baseadas em atitudes e valores”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *