Fora da realidade: estimativa do IBGE aponta queda de quase 2% na população de Coromandel

A enorme expansão imobiliária ocorrida em Coromandel nos últimos anos não resultou em aumento da população. Pelo contrário, o município perdeu mais de 500 habitantes, segundo a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29).

De acordo com os dados da Estimativa da População Residente nos Municípios Brasileiros, Coromandel tem atualmente menos de 28 mil habitantes. O número exato, que considera como data-base 1º de julho, é de 27.982 moradores.

Pela Estimativa, 526 pessoas deixaram de residir no município nos últimos 12 meses. Uma diminuição de aproximadamente 2%.

Em 2017, o IBGE havia estimado que o município possuía uma população de 28.508 habitantes.

O número, como os leitores devem imaginar, não representa com exatidão o município, pois trata-se de uma estimativa, uma conta feita levando-se em conta o último Censo Populacional, que foi realizado em 2010.

Um dado mais realista só deverá ser apresentado daqui a cerca de dois anos, quando for realizado o próximo Censo, previsto para 2020.

Por que é importante?

As estimativas populacionais são utilizadas para fins de repasse de verbas para o município. Recursos para medicamentos e outros programas sociais, por exemplo, são destinados levando-se em conta a quantidade de habitantes da cidade.

A estimativa menor pode futuramente afetar a quantidade de recursos destinados ao município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *