Operação do Gaeco desarticula quadrilha que falsificava documentos na região e em GO

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia realizou nesta quinta-feira (7) a 6ª fase da Operação Fênix, denominada Apate, para desarticular uma quadrilha que falsificava documentos e cometia diversos crimes na região do Triângulo Mineiro e em Goiás.

Segundo o Gaeco, foram cumpridos 23 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 13 de busca e apreensão em Uberaba, Uberlândia e Itumbiara (GO). Participaram da operação três promotores de Justiça, 25 policiais rodoviários federais, 39 policiais militares e dois auditores da Receita Estadual.



Nas buscas, foram encontrados diversos apetrechos para falsificação de documentos, documentos falsificados, máquina para fabricação de placas de veículos automotores, uma arma de fogo e substância entorpecente.

O Gaeco apurou, durante as investigações, que os presos estavam envolvidos em pelo menos cinco desvios de cargas e em receptações de sementes de milho, madeira, balas e coberturas de chocolate, sucos e extratos de tomate, produtos de crime.

O Grupo apurou que o modus operandi da organização criminosa incluía a emissão de placas e documentos de veículos, carteiras nacionais de habilitação e Registros de Evento de Defesa Social (REDS) ideologicamente falsos.

Segundo o Gaeco, a organização criminosa era formada por policiais civis e empresários, com o objetivo principal de desviar cargas.

Mais crimes

Foi constatado também durante as investigações o crime de tráfico ilícito de entorpecentes, envolvendo o roubo, armazenamento e posterior venda de 160 quilos de pasta base de cocaína, praticado por integrantes da mesma organização criminosa, em conjunto com policiais civis de Uberlândia.

Apate

A 6ª etapa da Operação Fênix foi batizada de Apate, que é um “espírito da mitologia grega que saiu da Caixa de Pandora e personificava o engano, o dolo e a fraude”, segundo o Gaeco.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *