Construção histórica é encontrada durante reforma no Teatro Municipal de Patos

Uma construção histórica foi descoberta durante a reforma do Museu de Cidade Patos de Minas Casa de Olegário Maciel (MuP). Com as obras de restauração e reforma do Teatro Municipal Leão de Formosa foram encontrados vestígios de azulejos de antiga uma piscina da residência do ex-presidente de Minas Gerais.

Ao abrirem um buraco no pátio que dá acesso ao Teatro Municipal, os funcionários da empresa contratada para a execução da reforma encontraram azulejos da piscina que havia sido construído pela sobrinha de Olegário Dias Maciel, Dóris Tormim, há mais de cinquenta anos. No atual local, onde hoje é a entrada do teatro, localizava-se o quintal da Casa de Olegário Maciel.

Tanto o Teatro Leão de Formosa quanto na Casa de Olegário Maciel, onde hoje funciona o Museu da Cidade de Patos de Minas, passam por reforma na infraestrutura, nas instalações hidráulicas e elétricas, desde fevereiro deste ano, para melhorar no atendimento ao público e a estrutura das construções.

O investimento nas melhorias propostas e necessárias n os locais está sendo pago pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. O valor total da obra é de R$ 182.112,04.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, Geenes Alves, como o projeto atual não previa a estrutura encontrada, ela foi tampada novamente, devido sua localização, já que está à frente do teatro. “Ainda não iremos fazer nenhuma intervenção para que a piscina fique à mostra, mas esperamos que, futuramente, ela possa ser restaurada dentro de um outro projeto de recuperação de nossa memória e história”, esclareceu Geenes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *