Hospital Municipal de Uberlândia celebra Dia do Obstetra com mais de 3 mil partos realizados

Região Uberlândia

Nove meses. Geralmente, esse é um dos períodos mais importantes na vida da mulher. Época que pode ser muito mais tranquila quando amparada por uma equipe multidisciplinar, cujo preparo torna-se necessário para desmistificar algumas questões relacionadas à gravidez e chegada do bebê. No Dia do Obstetra, comemorado nesta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância desses profissionais na vida de muitas famílias em Uberlândia.

Apenas em 2017, mais de três mil partos foram realizados com sucesso no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). Um deles foi o da produtora de moda, Suellen Castro.

“Acredito que carinho e respeito definem meu parto. Tanto eu quanto meu companheiro fomos muito bem tratados desde o início, com orientações e respeito ao momento que estávamos passando. Optei pelo parto normal e só tenho a agradecer e enaltecer o trabalho do Hospital. Foi fantástico!”, lembra a Suellen, que também participou de encontros na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Brasil.

Equipe multidisciplinar

Desde o início do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os treinamentos de profissionais e a sensibilização junto às gestantes em unidades de saúde, como um complemento dos trabalhos realizados no Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia.  “É tudo voltado para trazer ainda mais reflexos positivos para a saúde da mulher, com a capacitação dos profissionais da rede e a proximidade com as pacientes”, conta a médica Silvia Helena Caíres de Oliveira.

Novo perfil

Muito da proximidade com as gestantes se deve a um novo perfil conduzido pela secretaria de Saúde, como destaca a assistente técnica Maria Aparecida Gomes. “Os profissionais acabam fazendo parte da rotina das pacientes e seus acompanhantes, que encontram a confiança e cuidados que precisam para que tenham uma gravidez saudável. Durante esse processo, é fundamental que a família tenha todas as informações à disposição”, afirmou.

Visitas à maternidade

Além das reuniões e orientações em unidades de saúde, por meio do Projeto de Estímulo ao Parto Normal (Pepan), as futuras mães e acompanhantes também participam de visitas à maternidade. Na ocasião, as famílias são acompanhadas pelas agentes comunitárias de saúde e enfermeiras, que apresentam todas as etapas que serão realizadas, desde quando a paciente der entrada no hospital, passando pelas salas de cirurgia e de pré-parto, até o setor de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal.

Atualmente, a maternidade do hospital municipal conta com 31 leitos, além de outros 10 de berçários, 10 de UTI neonatal e dois de cuidados intermediários. Depois de atendida na UAI, a gestante é encaminhada para o hospital, onde é avaliada pela equipe de obstetrícia, com orientações da enfermagem e conduzida ao leito de pré-parto.

Atendimento humanizado

Desde 2011, as gestantes que fazem o pré-natal na rede pública também integram um trabalho de amparo, informação e estímulo ao parto normal, método mais benéfico para a mãe e o bebê. Ainda assim, segundo a coordenadora da rede municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Bárbara Cunha Mello Lazarini Antonioli, a ideia é ampliar ainda mais a autonomia da mulher.

“Estamos desmistificando aquele temor pelo parto normal, mostrando que é possível fazer sem riscos para a mãe e o recém-nascido. Mesmo assim, é preciso dar todas as opções. Humanizar não é aumentar a quantidade de partos normais, e sim dar diferentes possibilidades para a gestante entender o que é melhor para ela e qual a forma que ela quer escolher, conforme as orientações. Também não devemos enxergar a cesariana como a grande vilã. Trata-se de uma programação que permite uma reflexão prévia daquele que vai assistir e de quem será assistido. Um trabalho feito em conjunto voltado para os profissionais e a comunidade”, detalhou.

* Com informações da Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *