Coromandel conquista dois ouros, quatro pratas e dois bronzes no Campeonato Mineiro de Karatê

Coromandel Destaque Coromandel Esporte

Por Fellipe Vaz de Aguiar, especial para o Jornal de Coromandel

A Academia de Karatê Kenyu Ryu Seibu Kan, de Coromandel, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Mineiro de Karatê, organizado pela Federação Mineira de Karate (FMK), e disputado neste final de semana (3 e 4 de março),  no Ginásio do Esporte Clube Girassol, em Uberlândia.

O campeonato foi muito disputado e contou com a participação de equipes de diversas cidades de Minas Gerais. Ainda assim, os jovens Ícaro Polastrini Borges Neves, Luiz Arthur da Cunha Lemes  e Thiago Henrique Silva Araújo (faixas roxas) demonstraram que seus treinamentos com o Sensei Osvaldo Augusto Neto foram suficientes para que conquistassem algumas medalhas para Coromandel.

Os atletas participaram das modalidades de Kumite (combate) e demonstração de Kata, tanto individual quanto em equipe. O Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas. No karatê, descreve uma simulação de combate detalhada com movimentos, que é praticada individualmente ou em equipe.

A medalha de ouro foi conquistada pelo carateca Thiago Henrique Silva Araújo na modalidade Kumite, que seria o combate corpo a corpo de fato. Já o carateca Ícaro Polastrini Borges Neves conquistou a medalha de prata nesta modalidade e o bronze na categoria Kata individual.Os três atletas juntos conquistaram outra medalha de prata na modalidade de Kata em equipe, totalizando então um ouro, duas pratas e um bronze para a academia de karatê coromandelense.

Já o atleta Augusto Marcato conquistou ouro no kumite peso leve, de 12 a 13 anos. Gabriel Duarte levou a medalha de prata no kumite peso pesado de 12 e 13 anos e medalha de bronze no kata. A atleta Maria Urbano conquistou a medalha de prata no kata feminino de 08 e 09 anos.

O carateca Thiago Araújo, que conquistou o ouro, afirmou que “o campeonato foi ótimo. É sempre gratificante poder levar o nome da nossa academia e da nossa cidade ao pódio que toda Minas Gerais estava almejando nesse evento. Falando do evento em si, foi bem organizado e os atletas com estavam em alto nível. Creio que o fato de ter se tornado um esporte olímpico contribuiu com que todos se dedicassem mais, e mesmo tendo bem menos atletas por outros motivos, o nível não sofreu decadência por causa disso.”

Com o mesmo sentimento, o carateca Ícaro acrescenta: “foi uma experiência incrível, pois quando estamos lá, não estamos competindo apenas por nós mesmos e sim por Coromandel, e tenho certeza que a cidade está muito bem representada dentro das modalidades do Karatê. É uma sensação surreal poder ir representar a cidade e voltar vitorioso.”

O atleta Luiz, que participou apenas da modalidade de Kata em equipe, ressalta: “Foi um evento impressionante, muito bom conseguir levar o nome de Coromandel ao pódio e trazer a medalha para casa, representando muito bem a nossa cidade. Serviu de inspiração para poder treinar mais para outros campeonatos, conseguindo elevar mais ainda o karatê coromandelense no cenário brasileiro. Foi uma experiência extraordinária e ano que vem espero estar lá novamente, obtendo ótimos resultados.”

Sensei Coromandelense atua como árbitro no torneio

O Sensei Osvaldo Augusto Neto atua na cidade de Coromandel há 35 anos e coleciona inúmeras conquistas em campeonatos por todo o Brasil. Nesta competição estadual mineira, além de levar seus alunos para competirem, o mestre em Karatê graduado no 5º Dan da faixa preta também atuou como árbitro durante todo o evento, o que apenas demonstra o reconhecimento obtido a nível nacional.

Veja abaixo algumas fotos do Campeonato Mineiro de Karatê de 2018:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *