Ordem Demolay realiza iniciação de jovens em evento aberto à sociedade

A Ordem Demolay realiza, no próximo sábado (24), a iniciação de seis adolescentes no capítulo coromandelense, chamado de Cavaleiros da Justiça. O evento é aberto ao público, gratuito e acontecerá na loja maçônica Cavaleiros da Paz, às 19h.

A Ordem Demolay é uma organização filosófica e filantrópica internacional, apadrinhada pela Maçonaria, e foi criada há 99 anos, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land para promover o aperfeiçoamento intelectual e moral de adolescentes. Em Coromandel, a entidade foi instalada em 2001, apadrinhada pelas duas lojas maçônicas (Cavaleiros da Paz e Trabalho e Justiça). O capítulo – como é denominada as unidades locais da Ordem – conta atualmente com 15 pessoas, com idade entre 12 e 21 anos.

De acordo com os demolays Bernardo Rabelo, que é secretário do capítulo Cavaleiros da Justiça, e Rodrigo Mundim, 1º Conselheiro da Ordem coromandelense, os novos membros foram escolhidos por terem inclinação para as sete virtudes que são a base da criação da Ordem Demolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Na cerimônia de iniciação, os novatos são submetidos à uma jornada simbólica que explica com detalhes os fundamentos e objetivos da ordem, por intermédio da condução do Mestre de Cerimônias e do conhecimento transmitido pelos Preceptores, que são os guardiões das virtudes listadas acima.  Além disso, em especial na reunião deste sábado, haverá também a cerimônia das luzes, que reforça e complementa o aprendizado sobre a ordem e sua filosofia.

Rodrigo Mundim explica que o objetivo da Ordem é “contar com jovens que têm potencial de fazer algo bom para a sociedade”. Nas fases iniciais, os demolays serão orientados para serem boas pessoas e líderes juvenis. “Nós geralmente falamos que somos lapidados. Uma frase que ouvimos sempre é a de que a Ordem Demolay é a faculdade mais barata que existe. É uma faculdade para a vida”, complementa Bernardo.

Ambos relatam que, desde que entraram para a Cavaleiros da Justiça, melhoraram o comportamento e a relação com a família e com o próximo e desenvolveram habilidades de liderança.

Os demolays são orientados ao estudo de história e filosofia, além de desenvolverem habilidades de liderança, oratória, comprometimento e companheirismo, entre outras.

Filantropia

Demolay Sênior, o bacharel em Direito Fellipe Vaz de Aguiar tem contribuído com o capítulo coromandelense e acrescenta que, “para ser útil para a sociedade, não é preciso ser um demolay. Mas para ser demolay, é necessário ser útil para a sociedade”.

Com base neste pensamento, o Capítulo Cavaleiros da Justiça tem realizado diversas atividades beneficentes em Coromandel. “Como somos uma ordem filantrópica, trabalhamos para devolver a sociedade o que de bom ela nos deu. Nos últimos meses, ajudamos a realizar o projeto de Natal “Dê Sorriso a Uma Criança” e uma doação de R$ 2.500 para a Apae”, afirma Bernardo.

Em 24 de março, o capítulo realizará a 1ª Noite de Massas Beneficente, na loja maçônica Trabalho e Justiça. O evento terá adesão limitada de apenas 200 pessoas. Toda a organização do evento será dos próprios demolays. Em breve, o grupo deverá informar como serão vendidos as entradas para o jantar.

Exemplo para a Sociedade

A entrada na Ordem inspira os demolays a serem exemplo e liderança para outros rapazes na comunidade. Temas que afetam as pessoas dessa idade são geralmente debatidos por eles, com o objetivo de encontrar soluções para problemas comuns.

Recentemente, o capítulo Cavaleiros da Justiça mobilizou uma comissão para visitar um jovem que, provavelmente influenciado negativamente por ‘youtubers’ e humoristas que via na TV, resolveu fazer uma ‘pegadinha’ em Coromandel, atirando creme de barbear em pessoas aleatórias pela rua.

O caso gerou grande polêmica na cidade, causando até uma intervenção do Ministério Público, mas chamou a atenção dos demolays por outro motivo: enquanto muitos pregavam uma punição, os integrantes da Ordem buscavam formas de fazer o autor das brincadeiras entender o erro e encontrar um caminho mais adequado para a própria vida.

Serviço
Cerimônia de Iniciação – Capítulo Cavaleiros da Justiça
Local: Loja Maçônica Cavaleiros da Paz
Rua Joaquim Fonseca, 247 – Santa Maria, Coromandel (MG)
Horário: 19h
Data: 24/02/2018

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *