Corrente pelo Bem: Academia de Karate Seibu Kan de Coromandel participa de campanha em prol de carateca mirim

Por Fellipe Vaz de Aguiar, especial para o Jornal de Coromandel

Coromandel participou neste último sábado (17) da campanha beneficente “A Corrente do Bem”, organizada por instrutores de artes marciais (senseis) do Estado de Minas Gerais e apoiada pela Federação Mineira de Karatê (FMK) e pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), para arrecadação de fundos com o objetivo de custear a cirurgia do pequeno carateca Fábio Júnior, filho da Sensei Zeiza Matildes.

Fábio é um carateca de 10 anos, possui autismo, sofre epilepsias e seu desenvolvimento cognitivo não acompanha a idade que tem, o que não é problema para que ele se envolva e se apaixone cada vez mais pelas artes marciais, em especial o karatê. Entretanto, o pequeno guerreiro precisa de auxílio para fazer tratamento com células tronco e, assim, ter a chance de superar esses desafios.

Em virtude da situação de Fábio, os mestres das academias de karatê da região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Montes Claros, no Norte de Minas; Arcos, no Sul de Minas; Coromandel, no Alto Paranaíba; e a Região Central de Belo Horizonte, se mobilizaram para organizar um treino aberto para arrecadação de fundos, sendo R$ 10,00 o valor da inscrição de participação deste treino. Além do obtido com as inscrições realizadas e o apoio da FMK e MOAB, algumas doações também contribuíram para o montante final destinado ao auxílio do pequeno carateca.

Em Coromandel, o treino aberto ocorreu no Ginásio Poliesportivo e foi realizado em todas as regiões participantes no mesmo horário, das 15h até as 17h, o que possibilitou aos caratecas e simpatizantes envolvidos a interação virtual no momento por meio das redes sociais. A academia de Karate Kenyu Ryu Seibu Kan do Sensei Osvaldo  existe na cidade há mais de 35 anos e representou muito bem a região do Alto Paranaíba.

Apesar da grande participação e comoção geral, a mãe do pequeno Flávio ressalta: “Ainda não conseguimos os recursos necessários para o tratamento e para o pós, que demanda suplementação alimentar e de medicamentos. Contudo, a caminhada e a busca pelos recursos financeiros nos permitiram conhecer pessoas maravilhosas e generosas de coração, que nos vieram ajudar e nos fazer acreditar que juntos podemos conseguir”.

Quem não participou do treino solidário, e quiser colaborar, basta fazer a sua doação na conta correte 21656-0 Agência 3961 Banco Caixa Econômica.

Projeto Social

A Sensei Zeiza Matildes, mãe do Flávio Júnior, tem um projeto social em Uberlândia, no qual utiliza o karatê para o desenvolvimento de crianças com deficiência e de baixa renda. O projeto funciona há pelo menos 02 anos e atende pequenos guerreiros de várias idades.

Zeiza relembra que o projeto se originou da necessidade de cuidar de Flávio: “Eu decidi trocar de emprego, e trabalhar por conta para dedicar e ter tempo para cuidar do Flávio Júnior, e com isso, quem ganhou foi eu, pois com esta atitude vieram outras crianças que hoje fazem parte de um projeto onde o trabalho com a ferramenta do karatê tem garantido ganhos substanciais nas vidas delas”.

A sensei explica que “o karatê, na sua essência, trabalha não somente a socialização, mas o desenvolvimento motor, a noção espacial e cognitiva. O Circuito, movimentos extraídos do karatê, com bolas, cones, bambolês, colchonetes, trabalha o desenvolvimento motor, espacial, cognitivo e a tomada de decisão. O KATA, um luta imaginária, que utiliza movimentos precisos e constantes, desenvolvem a força, o equilíbrio, o senso do todo, o conhecimento do corpo e ajuda na memorização e concentração. O Kumite, a luta em si, trabalha a lateralidade, a movimentação, as tomadas de decisões rápidas, o respeito pelo oponente e a disciplina. A defesa pessoa que também está presente no karatê, em toda a sua essência, desenvolve a habilidade e agilidade do aluno”.

Algumas fotos do Treino em Coromandel:

Alguns vídeos do treino em Coromandel:

 

 

 

Algumas fotos da ação em outras localidades:

 

One thought on “Corrente pelo Bem: Academia de Karate Seibu Kan de Coromandel participa de campanha em prol de carateca mirim

  • 20 de Fevereiro de 2018 at 17:09
    Permalink

    Parabenizamos ao Jornal de Coromandel pela belíssima reportagem!
    É mesmo gratificante ver a nobre família do Karate de Coromandel e região reunida e dando esse belíssimo exemplo de solidariedade!
    Em nome do Flávio Jr, agradecemos a todos os que se envolveram nessa causa!
    Nossa luta em prol da saúde do nosso karateca continua e toda contribuição será bem vinda!
    Que Deus retribua e multiplique na vida de cada um que participou dessa nobre ação! Sejam todos sempre bem vindos à nossa casa em Uberlândia.
    Oss!
    Studio Zeiza Dojo Uberlândia

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *