Prefeitura de Uberlândia planta 700 novas árvores na cidade

Desde o fim de novembro, a Prefeitura tem realizado o plantio de centenas de árvores em diversas regiões da cidade. Nesta segunda-feira (8), foram plantadas 150 mudas no Residencial Pequis, alcançando a marca de mais de 700 unidades em menos de dois meses. A arborização vai durar até o fim do período chuvoso e deve totalizar, até meados de março, cerca de dois mil novos exemplares cultivados no município.

Os pontos arborizados na ação desta segunda-feira incluem praças, canteiros, creche, entre outros locais de convivência. Estas mudas somaram-se às outras 160 plantadas no residencial nos últimos dias. Vários outros bairros também foram recentemente contemplados pelo trabalho, como o residencial Monte Hebron e os bairros Morada da Colina, Jardim Ipanema e Morada Nova.

Toda execução é conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. O planejamento foi feito para aproveitar a incidência de chuva na região e facilitar o desenvolvimento das mudas. “É um trabalho estratégico e que terá continuidade ao longo dos próximos meses. Nosso objetivo é arborizar ao máximo a cidade, de uma forma criteriosa e responsável, atendendo os diferentes setores do município”, comentou o assessor técnico da pasta, Anderson de Paula Machado.

Para garantir a efetividade do plantio, os técnicos municipais analisam as melhores opções de espécies para cada localidade. Entre as árvores de pequeno porte inseridas, estão calistemo, flamboyant mirim, hibisco, ipê mirim, entre outras. Já no caso de espaços que suportam vegetais de maior porte, estão sendo colocadas espécies como chorão, flamboyant, cássia imperial e lafontera.

População pode fazer a sua parte

Todas as sementes plantadas pela Prefeitura foram germinadas no Horto Municipal. O espaço tem trabalhado constantemente para tornar a cidade mais verde. Em 2017, mais de cem mil mudas foram produzidas no local para doação.

As pessoas que quiserem aproveitar o tempo chuvoso para plantar em áreas particulares ou na calçada de sua residência podem procurar o espaço. “Além de doarmos a muda, nós damos uma completa consultoria para os interessados, explicando quais as espécies são mais apropriadas para cada área de plantio e como executar o procedimento da melhor maneira”, comentou Anderson de Paula.

O Horto está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães e a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone 3213-6676.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *