Dolina de Coromandel que virou atração nacional deverá ser aterrada

A dolina que surgiu em uma fazenda na zona rural de Coromandel e chamou a atenção do mundo por causa de seu tamanho deverá ser aterrada após o período chuvoso, de acordo com o geólogo Adriano Rodrigues dos Santos, professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), um dos especialistas chamados para avaliar o fenômeno.

O buraco, que surgiu há cerca de um mês em meio a fazenda Santa Cruz, no Distrito de Alegre, em Coromandel, tem mais de 20 metros de diâmetro e profundidade ainda desconhecida. A dolina foi notícia em diversos veículos de imprensa, com destaque nacional no Fantástico (TV Globo) e no site da Revista Forbes. 

Em palestra realizada na Casa da Cultura, na última segunda-feira (4), Adriano dos Santos afirmou que a dolina deverá ser aterrada com materiais inertes, provavelmente calcário, em meados de março, quando se espera uma estiagem.

Leia Também: TRE-MG anula condenação de Osmar por compra de votos e mantém sentença por abuso de poder político

Leia Também: Procon e Acic/CDL realizam mutirão “limpa nome” em Coromandel

Segundo o especialistas, é preciso esperar o fim das fortes chuvas para avaliar se haverá novos deslocamentos do solo para, então, determinar com segurança o que deverá ser feito e quanto de material será necessário para a tarefa.

A dolina surgiu no meio do campo onde o proprietário, Diogo Tudela, realiza o plantio de soja. A área no entorno da cratera foi interditada.

Aterro 

O aterramento de dolinas não é algo incomum. Neste ano, em Vazante, município vizinho de Coromandel, a Prefeitura aterrou um buraco com cerca de 40 metros de profundidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *