Câmara homenageia cinco pessoas com Título de Cidadania Honorária de Coromandel

A Câmara Municipal de Coromandel homenageou cinco pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município, mas que não são nascidos aqui, com Títulos de Cidadania Honorária. A entrega dos ‘diplomas’ de cidadão coromandelense foi realizada em cerimônia, no salão de festas da AABB, na sexta-feira (8).

Foram agraciados com o título Emanuel Martins Simões Coelho, José Gonçalves da Silva, Milla de Oliveira Polastrini, Paulo Marcio Borges Neves e Vicente de Paulo Almeida.

As indicações de cidadãos honorários foram feitas pelos vereadores Darío Machado (Emanuel e Vicente), Fernando Breno (Paulo Neves e Mila Polastrini) e Jacinto Moreira dos Reis (José Gonçalves).

A cerimônia de entrega dos títulos contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Daniel Flavio Carneiro Cruvinel, e dos vereadores Carlos Amado, Dario Machado, Fernando Breno, Jacinto Moreira e do vice-prefeito, Marcos de Siqueira Nacif Júnior, o Juninho Nacif.

Conheça os novos cidadãos coromandelenses

Emanuel foi representado por Lucio Flavio Flecha de Alkimin

Emanuel Martins Simões Coelho – Natural de São João Del-Rei (MG), reside em Belo Horizonte, é casado e tem duas filhas. Graduou-se em Geologia (1985) e em História (2000) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especializou-se em Metalogenia Geral (UFMG) e Avaliação de Projetos Minerais (Escola de Minas de Paris-França).

Atua desde 1985 no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), onde ocupa o cargo de Chefe da Divisão de Gestão de Títulos Minerários. É também professor no Instituto Politécnico.

Teve o título de Cidadania Honorária de Coromandel concedido por indicação do vereador Darío Machado pelos relevantes serviços prestados ao município em favor da atividade garimpeira e mineraria.

José Gonçalves recebe o Título de Cidadão Honorário de Coromandel das mãos do vereador Jacinto Moreira

José Gonçalves da Silva – Natural de Patos de Minas, é casado com Maria e tem dois filhos: Adriana e Marcelo. É empresário, proprietário da Madeireira Pica-Pau, empresa que fundou há 11 anos, em Coromandel.

José Gonçalves, popularmente conhecido por ‘Zé Patureba’ veio para Coromandel em 1974, a convite de Antônio Borges e Sebastião Dayrell, que o contrataram para trabalhar como motorista de caminhão na Cerâmica Santana.

Cerca de dez anos após chegar ao município, conseguiu adquirir o próprio caminhão e iniciou no setor madeireiro transportando cargas, até que iniciou uma sociedade em uma madeireira da cidade.

Alguns anos depois, optou por ter o próprio negócio com a família e abriu a Madeireira Pica-Pau.

Foi indicado para receber o título de Cidadão Honorário pelo vereador Jacinto Moreira dos Reis pelos relevantes serviços prestados à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do município, gerando empregos e renda.

Milla Polastrini e Paulo Neves recebem o Título de Cidadania Honorária por indicação do vereador Fernando Breno

Milla de Oliveira Polastrini – Natural de Sacramento (MG), é casada com Paulo Márcio Borges Neves há 17 anos, e tem dois filhos: Dyovanna Souto Polastrini e Ícaro Polastrini Borges. Formada em Matemática pela Unipam, atua como professora na Escola Estadual Padre Lázaro Menezes, no Distrito de Mateiro. Lecionou em diversas unidades de ensino do município, com destaque para a E.M. Monsenhor Fleury Curado, onde desenvolveu, entre os anos de 2005 e 2008, um projeto extraclasse com estudantes, no Dia das Crianças. O projeto foi ampliado para a E.M. Antônio Matias, na qual passou a lecionar em 2009.

Na Escola Joaquim José de Assunção, onde atuou em 2015, desenvolveu o projeto “Tabuando”, que resultou no despertar do interesse dos alunos pela tabuada e pela matemática. No ano seguinte, mudou-se para a E.E Padre Lázaro Menezes e aplicou novamente o “Tabuando”, obtendo resultados positivos no aprendizado.

Milla integrou a Casa da Amizade de Coromandel, entidade ligada ao Rotary Club de Coromandel, e exerceu a presidência da organização em parte do ano rotário 2016/2017. Neste período, desenvolveu e participou de projetos em escolas municipais, estaduais, creches e instituições filantrópicas, bem como nas atividades realizadas pelo clube de serviços.

Recebeu o Título de Cidadania Honorária de Coromandel juntamente com seu esposo, Paulo Neves, por indicação do vereador Fernando Breno, que destacou os relevantes serviços prestados pela educação dos estudantes coromandelenses.

O vice-prefeito Juninho Nacif e o presidente da Câmara prestigiaram a entrega do Título ao casal Paulo e Milla, por indicação do vereador Fernando Breno

Paulo Márcio Borges Neves – Natural de Patos de Minas, é casado com Milla de Oliveira Polastrini. Policial Militar desde 2002, atualmente é cabo da corporação, atuando na sede da 98ª Companhia de Polícia Militar desde 2008. Antes, serviu no subdestacamento de Pântano, por três anos.

Realizou cursos de especialização na corporação, sendo diplomado Promotor de Polícia Comunitária e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e passou a realizar ações e projetos educativos com temáticas voltadas para prevenção do uso de drogas e segurança no trânsito para crianças e adolescentes, por meio de palestras, visitas às escolas e acompanhamento de profissionais do Conselho Tutelar.

Paulo Neves também integra o Rotary Club de Coromandel, organização da qual foi presidente no ano rotário 2016/2017, e onde  desenvolveu diversos projetos para a comunidade coromandelense.

Foi indicado pelo vereador Fernando Breno pelo relevante trabalho de enfrentamento e de conscientização sobre o perigo das drogas e relacionados à segurança no trânsito.

Vereador Darío entrega o Título ao presidente da Coopergac

Vicente de Paulo Almeida – É engenheiro de minas, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-1984), e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Região de Coromandel (Coopergac) desde 2013.

Foi indicado pelo vereador Darío Machado pelo empenho na defesa do garimpo e pela atuação em favor dos mineradores de Coromandel.

 

Um comentário em “Câmara homenageia cinco pessoas com Título de Cidadania Honorária de Coromandel

  • 19 de dezembro de 2017 em 22:35
    Permalink

    Linda homenagem ao Doutor Vicente de Paulo de Almeida por tudo que faz pela Coopergac.
    Por sua vez, a cidade de Coromandel deve muita gratidão a cooperativa e ao vereador Dario machado pois sempre estiveram a frente na defesa dos interesses econômicos do município e direitos sociais dos garimpeiros.No Rio de Janeiro e no Brasil ,quando se fala de Coromandel,os nomes citados sempre são lembrados.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *