Prefeitura e Senar promovem curso de revitalização de nascentes em Coromandel

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), em parceria com a Prefeitura e o Sindicato Rural de Coromandel, realizou um curso de Revitalização e Proteção de Nascentes,  nos dias 28 e 29 de setembro.

O curso foi ministrado pela instrutora Rosilene Aparecida Ferreira, do Senar, para um público formado por produtores rurais, estudantes universitários e funcionários das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto contou com uma parte teórica e outra prática. Os alunos e a instrutora puderam aplicaram o conhecimento adquirido para iniciar a revitalização de uma nascente do Rio Buriti, nas proximidades de Geraldo Bento.

A instrutora Rosilene Ferreira afirmou que o curso “tem por objetivo aumentar o volume e melhorar a qualidade da água. Essa nascente em que estamos tem um volume muito significativo e é importantíssima, pois abastece algumas propriedades rurais e diversas famílias”.

A universitária Layane Kelly Ricardo Simões, que cursa Ciências Biológicas, foi uma das inscritas para o projeto e gostou do que aprendeu: “o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes está me ajudando muito a entender como funciona a parte prática do que aprendi na teoria, na faculdade”, afirmou a estudante.

Presente nos dois dias de curso, o secretário de Meio Ambiente, Renato Sucupira, destacou que o projeto é um anseio antigo da administração e, também, uma reivindicação da comunidade. “É um projeto que a prefeita Dione incentiva e quer manter. Deixamos o convite para a população, produtores rurais e associações que queiram formar grupo para esse curso. É de suma importância saber como preservar o meio ambiente”.

O secretário destacou que os produtores não devem temer investir na revitalização das nascentes, pois o retorno é garantido. “O custo é irrisório perto do benefício”.

Os interessados em participar das próximas turmas do curso ou promover a revitalização de nascentes em sua propriedade podem se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada à Rua Aurélio Rosa, 55, no Centro, ou entrar em contato pelo telefone 34 | 3841-3762.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *