Em audiência pública, especialista apresenta possíveis alterações no trânsito em Coromandel

+Cidade Coromandel TV2

Em audiência pública realizada na noite desta terça-feira (26), na Casa da Cultura, o público pode acompanhar as projeções e opinar sobre o futuro da mobilidade urbana em Coromandel, que passa por uma revisão e deverá sofrer mudanças drásticas nos próximos meses.

A audiência foi conduzida pela especialista em trânsito e transportes, Nadia Sudário, proprietária da Arqmob, empresa contratada pela Prefeitura de Coromandel para desenvolver um plano de mobilidade urbana. O evento contou com a presença da prefeita Dione Peres, vários vereadores e secretários municipais.

A especialista apresentou as propostas que causarão alterações relevantes no trânsito, como a readequação do fluxo de veículos pesados e implantação de semáforos e passagens de nível para melhorar acessos aos novos bairros, mas também ouviu reclamações e sugestões da população que compareceu à audiência.

“A participação popular foi relevante, com grandes contribuições por parte dos moradores. Nós temos uma visão técnica, mas são eles que utilizam todo dia o sistema viário. A empresa vai verificar os pontos mencionados aqui para verificar o que pode ser feito para melhorar e otimizar o trânsito no município”, afirmou Nádia, após a reunião.

O secretário de Obras, Clayton dos Passos também considerou a audiência “muito proveitosa”, porém chamou a atenção para a ausência de representantes de vários segmentos que serão impactados com as mudanças na mobilidade. “Gostaríamos que outros segmentos participassem mais, principalmente o comércio, porque a ideia é criar uma área de carga e descarga, com horários especial, para não tumultuar o trânsito, então isso envolveria muitos comerciantes e a associação comercial”, avaliou.

Uma nova audiência pública deve ser realizada em breve para a apresentação das mudanças, que antecede a implantação das mesmas no perímetro urbano.

Sinalização

Na audiência, o secretário Clayton dos Passos afirmou que algumas demandas de moradores serão atendidas em breve, principalmente no que tange à instalação de sinalização viária nos bairros Liberdade (MSX) e Vale do Sol, pontos críticos da cidade.

Veja outros pontos discutidos na audiência:

  • Implantação de semáforos e passagens de nível na entrada para os bairros Vale do Sol e Jardim Vitória, especialmente nos entroncamentos da Avenida Municipal com as ruas Domingos Clemente, José Alberto Figueiredo; e na Avenida Dr. Ermírio Rodrigues Pereira.
  • Reprogramação dos semáforos das vias centrais e a possibilidade de criação de uma ‘onda verde’ nos horários de pico, para evitar que veículos fiquem parados por muito tempo, como ocorre atualmente.
  • Adequação dos sentidos de direção de várias vias (definição mão-única ou mão-dupla de acordo com critérios técnicos e que garantam a segurança dos usuários)
  • Restrição do horário de carga e descarga na área central
  • Delimitação de vagas de estacionamento para motos; demarcação de áreas para parada de veículos grandes, para evitar ‘pontos cegos’ nos cruzamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *