Festival de Dança do Triângulo começa dia 20 em Uberlândia

Com o intuito de dar mais visibilidade ao conteúdo artístico produzido na região, a Prefeitura de Uberlândia realiza a edição 2017 do Festival de Dança do Triângulo. Entre os dias 20 e 24 deste mês, bailarinos utilizarão espaços públicos e culturais para mostrar à comunidade um pouquinho do trabalho realizado por talentos daqui. Com o tema ‘(Sobre)vivências em dança’, o evento permitirá que grupos, dançarinos e coreógrafos possam levar os mais diferentes estilos aos palcos do município, favorecendo a formação de plateia e a valorização da arte local.

O festival é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e configura-se como uma das principais celebrações da dança no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Também busca multiplicar o conhecimento das pessoas, com diversas oficinas gratuitas nos dias que antecedem o evento. Uma delas é a oficina de Composição Coreográfica, que começou ontem (11) e vai até quarta-feira (13), sempre das 19 às 22h.

A oficina faz parte da programação especial desta edição e é gratuita. O último módulo – já foram trabalhados assuntos como iluminação cênica e composição coreográfica – será ministrado por Octávio Nassur, nacionalmente conhecido pelo envolvimento no cenário artístico do país. Idealizador e coordenador de importantes festivais de dança, como o FIH2 (Festival Internacional de Hip Hop) e Tapp Jaz (Festival Internacional de Dança), o multiprofissional é autor do livro ‘Culinária Coreográfica – Desmedidas de receitas para iniciantes da cozinha cênica’. Seu nome também integra a seleta lista do Guiness Book, com o recorde de ministrar 27 aulas de street dance em 27 horas seguidas.

Proposta da edição 2017

A proposta do Festival de Dança do Triângulo é dar visibilidade a cada artista que contribui diariamente para deixar o município mais vivo e alegre com seus passos ritmados. De acordo com Aryadne Amâncio, coordenadora do evento, a iniciativa é ainda a oportunidade de consagração de novos bailarinos, uma vez que todos os estilos são abraçados pelo projeto, sejam grupos, escolas, academias ou artistas independentes.

Amâncio explica que artistas da região esperam o ano todo para se apresentar nos palcos do festival. “Esse é o único evento da região que se configura como uma vitrine pública para os artistas da dança. Nossa proposta não é de competitividade entre os participantes, é algo planejado para alavancar as possibilidades desses grupos, com foco em projetos ainda amadores”, disse.

Teatro Municipal celebra a dança

O maior dos palcos será o Teatro Municipal, com eventos entre os dias 20 e 24. Em todas as oportunidades, os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria duas horas antes de cada dia de espetáculo.

E é no Teatro que acontece a abertura da grande festa, às 21h do dia 20. Quem prestigiar o evento contemplará o espetáculo ‘Pai contra Mãe’, da Cia. Fusion. A programação continua no dia 21, às 19h30, com a Mostra Profissional apresentada pela Cia Uai que Dança, cujo título é ‘Prelúdios para desabafos’. Após a apresentação, dez grupos da Mostra Amadora entram em cena. Haverá, também, uma intervenção realizada no hall do espaço.

No dia 22, as apresentações da Mostra Amadora também começam às 19h30, com mais dez grupos subindo ao palco e duas intervenções no hall. Já no dia 23, é a vez das crianças mostrarem todo o seu talento com o desenrolar da Mostra Infantil, a partir das 17h. Às 19h30, o restante dos grupos da Mostra Amadora se apresenta. Na oportunidade, uma intervenção no hall também será realizada.

Outros palcos

Nunca uma edição do Festival contou com tantas atrações e tantos palcos espalhados por vários cantos da cidade. A intenção é democratizar ao máximo o acesso de diferentes públicos às apresentações. Por essa razão o Terminal Central recebe, nos dias 19 e 20 de setembro, as apresentações da modalidade Palco Livre. Quem passar pelos corredores do Pratic Shopping a partir das 17h30 nessas datas poderá ver entre 15 e 20 grupos por dia contagiando os presentes com suas coreografias.

Outra novidade deste ano será a Mostra Profissional realizada em um dos corações da cidade. A praça Tubal Vilela será, a partir das 17h, a arena para o espetáculo ‘Meioparacom’, da coreógrafa Violeta Vaspena.

Outro local que receberá atividades do Festival é o Centro de Esportes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park. No dia 24, a partir das 9h, há apresentações do Palco Livre. Depois, às 11, a Cia. Fusion protagoniza a Mostra de Encerramento, com o espetáculo “Quando efe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *