Conselho de Meio Ambiente doa equipamento para combater incêndio florestal em Patos

Patos de Minas conta, desde o início da semana, conta com novos equipamentos para o combate a incêndios florestais. O Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA) realizou a doação para a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de seis sopradores, que foram entregues na última terça-feira (03) em solenidade para assinatura do termo de doação, na sede da 4ª Cia. Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Eles serão utilizados pelo corpo de bombeiros de Patos de Minas.

A doação vem ao encontro dos objetivos da Campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (UNISDR) Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade está se Preparando! Com os abafadores, a Compdec pretende preparar a cidade para o enfrentamento de problemas decorrentes das mudanças climáticas que afetam o mundo. Com a baixa unidade e as alterações extremas no clima da região, os incêndios propagam com maior rapidez e podem atingir, principalmente, os parques ecológicos do Município, que são reservas ambientais com fauna e flora do bioma cerrado. “Com estes equipamentos, haverá maior agilidade e eficiência no combate a incêndios florestais”, salientou o coordenador do Compdec, Tenente Fernandes.

sopradorOs sopradores são utilizados como uma das novas tecnologias para o combate aos incêndios. Segundo Major Marisguia, a informação comum era de que o vento espalhava as chamas. “Mas com a evolução das técnicas e desenvolvimento de tecnologias, é possível ter o soprador como aliado no combate aos incêndios florestais”, esclareceu o comandante da 4ª Cia. Ind. BM.

Segundo Major Marisguia, os sopradores são utilizados para apagar os focos de incêndio em vegetação rasteira. Por conta do forte fluxo de vento gerado pelo equipamento, com velocidade de ar acima de 300 km/h e vazão no tubo de mais de 20 mil litros de ar por minuto, é possível apagar o fogo de maneira segura e rápida, sem o risco de propagação das chamas e com aplicação de água com bombas costais.

Estiveram presentes à entrega o vice-prefeito, Paulo Mota; o comandante da 4ª Cia Ind. BM, Major BM, Ricardo Marisguia Mendes; o coordenador da Compdec, Tenente Fernandes; o presidente do CIMA, Beto Gustavo; o conselheiro do CIMA, Ivanildo Zica, entre outros bombeiros militares.

O vice-prefeito, Paulo Mota, destacou a importância dos equipamentos que ajudam na criação de cultura de Resiliência em Patos de Minas. “Temos que prevenir os incêndios para preservar nosso meio ambiente, mas se houve um problema em qualquer parte da cidade, temos que estar preparados enquanto Defesa Civil”, salientou.

Foram investidos quase R$10 mil , com custo médio unitário do equipamento de cerca de R$1.650. A doação é fruto de verbas encaminhadas pelo Ministério Público. “Estamos à disposição de todos vocês para ajudar nas ações de preservação do meio ambiente”, enfatizou Beto Gustavo, presidente do CIMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *