Dr. Guilherme de Assis Ferreira é o novo secretário de Saúde de Coromandel

A prefeita Dione Peres anunciou a escolha de Guilherme Ricardo de Assis Ferreira para a Secretaria Municipal de Saúde, no lugar de Cristina Lemes, que deixou a Pasta ao final de junho, Guilherme é filho de Elias José Ferreira, ex-prefeito de Coromandel, e de Amália Marisa de Assis Ferreira. É casado com a biomédica Lívia Borges Rodrigues Ferreira, também coromandelense.

O novo secretário de Saúde é advogado inscrito na OAB, mestre em Direito Público e especialista em Direito da Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia Até ser convidado para assumir o cargo, atuava na Prefeitura de Uberlândia, como Assessor Jurídico da administração e da Secretaria de Saúde do município. Pelo trabalho realizado na cidade, recebeu o título de Cidadão Honorário de Uberlândia, em setembro de 2016.

Nesta segunda-feira (17), o novo secretário recebeu, na sede da Prefeitura, a equipe do Jornal de Coromandel para uma entrevista, na qual explica quais serão as ações que implantará em sua gestão, assim que for nomeado pela prefeita Dione.

De perfil técnico, humanista e não ligado a partidos políticos, Guilherme quer aproveitar sua experiência de quase dez anos no serviço público para implementar políticas públicas de saúde humanizadas e valorizar os servidores municipais.

Dr. Guilherme acrescentou que buscará a eficiência do sistema de saúde para atender bem à população. “O serviço público tem que ser adequado, principalmente na saúde, que é a Pasta mais importante de uma administração local. Temos que ter isso como foco: a busca incessante de um serviço público adequado. É isso que a Constituição exige e é isso que a população espera”.

O secretário elogiou o trabalho de seus antecessores e afirmou que irá “fortalecer o que já existe, que foi feito na gestão passada e no começo desta, porque, em Saúde, não se pode retroceder, é impensável”.

Confira a seguir os principais pontos abordados na entrevista exclusiva do Jornal de Coromandel.

CONVITE PARA ASSUMIR A SECRETARIA

Me encheu muito de orgulho [ser convidado para assumir o cargo] porque eu sempre quis retornar a Coromandel. E voltar em um cargo importante, com poder de ajudar e fazer a diferença na qualidade de vida e na saúde dos meus conterrâneos é uma felicidade, é a plenitude da realização profissional.

Acredito que a prefeita Dione me fez o convite em razão da minha experiência na administração pública do município de Uberlândia. Lá, trabalhei na Procuradoria do Município, no Núcleo Judicial de Saúde, e na assessoria técnica da Secretaria de Saúde. Nessa experiência tive contato com todas as áreas e estruturas da Secretaria Municipal de Saúde, e essa vivência foi observada pela prefeita.

FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA

Nós sabemos que a Secretaria de Saúde tem funcionado bem. A minha antecessora, Cristina, fez o bem trabalho dela e deixou tudo funcionando. A gestão passada também fez o seu trabalho. Minha contribuição será no sentido de melhorar qualitativamente.

DOIS EIXOS DE ATUAÇÃO

Vamos trabalhar em cima de dois eixos: assistencial e operacional. O primeiro envolve a atenção primária, a atenção especializada, a atenção hospitalar e o pronto-atendimento. O eixo operacional compreende o apoio logístico, a assistência farmacêutica, a questão dos prontuários integrados e a educação permanente, com foco na humanização do SUS, uma coisa que quero muito aplicar.

FARMÁCIA MUNICIPAL

O que determina a atuação na assistência farmacêutica é o planejamento. Não podemos esperar acabar medicamentos para fazer nova licitação. Depois que for nomeado, vou juntamente com a equipe fazer uma média de toda compra feita no ano passado e neste início de ano para fazer um planejamento para até o final de 2017 e para os próximos anos.

INTEGRAÇÃO COM A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

O município depende da Santa Casa e vice-versa. Então, pretendo fortalecer o vínculo, estreitar as relações para que as coisas funcionem de maneira harmônica: os atendimentos médicos, as consultas, os exames e as cirurgias eletivas, que foi um trabalho iniciado pela gestora anterior, a Cristina, e que vão continuar.

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde tem que fornecer à Procuradoria do município de informações para que, na defesa processual, possamos demonstrar ao Judiciário, ao Ministério Público e aos advogados privados como nós poderemos concretizar e tornar o mais eficaz possível o direito do cidadão de ter acesso à saúde.

SERVIDORES

Sou entusiasta da valorização do servidor, porque são eles que fazem a engrenagem funcionar, são os elementos-chaves para o sucesso da administração.

APOIO DA POPULAÇÃO

O SUS precisa que a classe empresarial, o terceiro setor, as organizações não-governamentais se envolvam.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Considero muito importante a participação da comunidade como um todo, principalmente através da estrutura do Conselho Municipal de Saúde, órgão que a Secretaria de Saúde tem que prestigiar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para explicar como pretende dirigir a Secretaria de Saúde, parafraseou o Papa Francisco, citando um discurso que demonstra a importância do servir ao próximo: “Os rios não bebem sua própria água. As árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha pra si mesmo. E as flores não espalham suas fragrâncias para si. Viver para os outros é uma regra da natureza, a vida é boa quando você está feliz, mas é ainda melhor quando os outros estão felizes por sua causa”.

3 comentários em “Dr. Guilherme de Assis Ferreira é o novo secretário de Saúde de Coromandel

  • 18 de julho de 2017 em 14:33
    Permalink

    Parabéns, Guilherme! A Secretaría de Saúde está em boas mãos. Sucesso na sua gestão, trabalhe bastante para o bem dos coromandelenses e saúde à todos.

    Resposta
  • 19 de julho de 2017 em 19:15
    Permalink

    Parabéns ao Guilherme pela conquista e a Dione pela oportunidade proporcionada. Boa sorte e sucesso a vocês.

    Resposta
  • 21 de julho de 2017 em 21:23
    Permalink

    Parabéns Guilherme,sucesso!Que Deus o abençoe na sua gestão!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *