Começa a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Coromandel

Teve início pela manhã a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Coromandel, evento promovido pelo Conselho e pela Secretaria de Saúde do município, nesta quarta-feira (28). Até as 18h, ocorrerão palestras e debates sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a importância da atenção básica para o setor, na Casa da Cultura.

A abertura da Conferência contou com a presença da prefeita Dione Peres; da secretária de Saúde, Cristina Lemes; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alceu Gomes do Amaral; do vereador e vice-presidente da Câmara, Jacinto Moreira dos Reis. Os secretários de Agricultura, Wilson Marra; Cultura, Marta Medeiros; Meio Ambiente, Renato Sucupira; e de Obras, Clayton dos Passos, também estiveram presentes, bem como o vereador Carlos Amado, o Kaká.

A primeira palestra do dia foi iniciada por volta das 10h, com o tema “Atenção Básica como porta de entrada principal da Rede Assistencial”, e foi ministrada por André Santos, que atua na regional de saúde de Uberlândia.

Após o almoço, por volta das 13h, o palestrante Alisson Maciel de Faria Marques falará aos presentes sobre “Financiamento do SUS”. Em seguida, haverá a formação de grupos de trabalho para tratar de eixos temáticos ligados à saúde. Na oportunidade, os participantes poderão fazer propostas para melhoria do setor.

Em seu pronunciamento, a prefeita Dione destacou a importância da participação da população e dos profissionais de saúde para promover o desenvolvimento do sistema de saúde.

A secretária Cristina Lemes afirmou que a Conferência é o momento oportuno para manifestação da população sobre as necessidades em relação ao SUS e convocou a participação de todos.

A mesma postura teve o presidente do Conselho Municipal, Alceu Gomes do Amaral, sobre a participação da comunidade. “O desenvolvimento da sociedade depende da ação de cada membro dela, se estamos nesse ponto hoje, é porque alguém contribuiu para isso. Nós temos que dar a nossa parcela de contribuição. E só contribui quem conhece, quem participa; quem vê o problema e aponta a solução”.

A Conferência Municipal de Saúde é realizada na Casa da Cultura, na Rua Rio Branco, número 1.000. A entrada é franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *