Prefeitura certifica 36 agroindústrias patenses com o Selo de Inspeção Municipal

Agro Patos de Minas Região

Criado em 2014 e vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável, o Selo de Inspeção Municipal (SIM) – Patos de Minas certificou, ontem (22), 36 agroindústrias, que cumpriram as exigências quanto às instalações e boas práticas de fabricação de forma que seus produtos tenham um controle e rastreabilidade, de acordo com a Lei 6.921/2014. Foi a primeira vez que aconteceu a certificação na história do Município.

Com a presença de diversas autoridades, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, destacou a certificação que é fruto de um trabalho conjunto das empresas certificadas com o órgão competente, para levar maior segurança para a mesa do consumidor patense e, também, para os visitantes que gostam e apreciam os produtos fabricados em nossa cidade.

Para o vereador Francisco Frechiani, as determinações não são uma maneira de ganhar dinheiro, e sim, garantir a qualidade dos produtos comercializados . “O que nós buscamos, com isso, não é uma maneira de cobrar taxa ou qualquer tipo de tributo dos produtores rurais ou daqueles que tratam e que manipulam produtos de origem animal. O que nós fazemos, hoje, é para dar segurança ao consumidor e garantia de qualidade”, enfatizou o presidente em seu pronunciamento.

De acordo com Decreto 3.888/2017, a fiscalização sanitária refere-se ao controle sanitário dos produtos de origem animal após a etapa de elaboração, compreendido na armazenagem, no transporte, na distribuição e na comercialização até o consumo final.

O secretário Municipal de Governo e secretário Municipal de Agricultura – Interino, Edno Brito, destacou, em seu pronunciamento que as empresas agora conquistam um selo que assegura que os produtos foram fabricados dentro das boas práticas exigidas por lei. “Tudo isso consiste na melhoria dos produtos vendidos em nossa cidade. Já que ao ter o selo, o estabelecimento conta ao consumidor que ele segue as normas das boas práticas de fabricação e que suas instalações também foram inspecionadas”, salientou o secretário.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves considerou o selo um avanço à segurança alimentar dos patenses. “Em tempos que escândalos como o da Operação Carne Franca assustaram os consumidores de carnes e derivados em todo o país, vale garantir a qualidade dos alimentos fabricados em Patos de Minas. Com a entrega dos certificados, nossa cidade se torna referência neste tipo de legislação e o serviço de inspeção municipal é modelo a ser seguido por todos”, destacou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *