Suplente de Aécio, ex-prefeito de Patos de Minas pode não assumir o cargo

Da Redação, com Agência Brasil

Com o afastamento de Aécio Neves, cogitou-se que o suplente do senador, o ex-prefeito de Patos de Minas Elmiro Alves do Nascimento, pudesse assumir o cargo, porém, a convocação ainda não foi realizada e pode não se concretizar.

Especialistas consultados pela Agência Brasil afirmaram que a situação de Aécio não se enquadra nos critérios estabelecidos pela Lei para permitir a entrada do substituto.

Em reportagem publicada nesta sexta-feira, a Agência lembra que, de acordo com a Constituição Federal, o suplente de deputado ou senador pode ser convocado, no prazo de 48 horas em caso de vacância da vaga e se o titular tomar posse no cargo de ministro de Estado, governador, secretário, prefeito ou chefe de missão diplomática. Outra possibilidade de convocação é o licenciamento do titular por motivo de doença ou interesse particular, desde que não ultrapasse o prazo de 120 dias. Nenhum desses casos se aplica à situação de Aécio.

“Assim sendo, no Senado, o entendimento de assessores da secretaria-geral da Mesa ouvidos pela Agência Brasil é de que nessas condições, o primeiro suplente de Aécio, Elmiro Alves do Nascimento (PSDB-MG) não assumirá a vaga”, diz o texto publicado.

Aécio Neves foi afastado do mandato por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu inquérito para investigar uma tentativa do senador de barrar a Operação Lava Jato. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apontou indícios de crime de obstrução da Justiça e de corrupção.

Aécio foi gravado pelo empresário Joesley Batista, sócio da JBS, negociando R$ 2 milhões para benefício próprio e, durante a conversa, falou sobre as tentativas de reduzir a atuação da Lava Jato, na qual já fora citado várias vezes.

Segundo Joesley, o senador tucano recebeu cerca de R$ 60 milhões em caixa 2 somente para sua campanha de 2014, na qual disputou com Dilma Rousseff a Presidência da República.

Aécio pediu afastamento da presidência nacional do PSDB para se defender em tempo integral. Segundo o senador, ele provará sua inocência.

Elmiro

Aliado de Aécio Neves, Elmiro Alves do Nascimento (DEM) foi prefeito de Patos de Minas (1997-2000) e deputado estadual por Minas Gerais em três mandatos (1987-91, 1991-95 e 2007-11). Também foi secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2011, durante a gestão de Antonio Anastasia.

Em Coromandel, Elmiro tem ligações políticas com o vice-prefeito Juninho Nacif. Inclusive, esteve no município em 2016, durante um evento de pré-campanha política promovida pelo Democratas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *