Estado atrasa repasse de vacinas para Coromandel, diz secretária de Saúde na Câmara

REPORTAGEM ESPECIAL: Suicídio é tema preocupante em Coromandel. Clique para ler
REPORTAGEM ESPECIAL: Suicídio é tema preocupante em Coromandel. Clique para ler

A secretária de Saúde de Coromandel, Cristina Lemes, compareceu à Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (8), para prestar contas sobre falta de vacinas nos postos de saúde e de tiras reagentes para pacientes de diabetes na farmácia municipal. Ela esclareceu que a distribuição é feita pelo Governo do Estado, que atrasou os repasses.

“Nos anos anteriores, as vacinas eram passadas no total para o município, mas neste ano o lote foi fracionado em sete parcelas. A quarta parcela, que deveria ter chegado no dia 5, não foi enviada até hoje pelo Estado”, afirmou..

A secretária acrescentou que o município receberá 100% das vacinas, “mas em alguns momentos poderemos ficar sem”, devido aos atrasos no cronograma de distribuição do Estado, porém, nenhum paciente que precisa da vacina ficará sem recebê-la.

Leia Também: Associação promove doação de sangue neste sábado em Coromandel

Em relação às tiras reagentes, utilizadas por pacientes com diabetes, a secretária explicou que houve, nos anos anteriores, uma distribuição indiscriminada dos equipamentos, o que zerou os estoques antes do prazo.

“O Estado passou 40 mil caixas de tiras, no ano passado, mas elas foram dispensadas à revelia. Todos os pacientes que tinham diabetes, dependentes de insulina ou não, e que procuravam as tiras na farmácia do município, receberam até três caixinhas”, disse a secretária, acrescentando que, de acordo com resolução vigente, as tiras devem ser destinadas apenas aos pacientes com os tipos 1 e 2 de diabetes e que são insulinodependentes.

Cristina afirmou que um novo lote de tiras reagentes devem ser entregues no município no próximo mês, mas a distribuição será feita apenas aos pacientes que atendem aos critérios da regulamentação.

“As tiras vão chegar e serão distribuídas para quem é de direito. O paciente com diabetes tipo 1 tem o direito de receber três tiras por dia, e o tipo 2 receberá para realizar um teste por dia, como consta da deliberação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *