Emater e Prefeitura promovem reunião com feirantes

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e a Prefeitura de Coromandel promoveram uma reunião com feirantes do município, nesta quarta-feira (12), na sede do Sindicato Rural, para viabilizar a reestruturação da feira livre.

A reunião contou com a participação da prefeita Dione Peres, dos secretários de Agricultura, Wilson Marra, e de Obras, Clayton dos Passos; da consultora da Emater, Leni Alves de Souza, dos extensionistas da Emater, Juscelina Pereira e Regis Pereira Cruvinel; do gerente do Banco do Brasil em Coromandel e do presidente da associação de feirantes, José Antônio da Silva.

Cerca de 40 feirantes compareceram a reunião, na qual foram apresentadas as bases do projeto de reestruturação da atividade.

Leia Também: Droga Delivery: traficante que fazia entregas de bicicleta é preso em Coromandel

REPORTAGEM ESPECIAL: Suicídio é tema preocupante em Coromandel. Clique para ler
REPORTAGEM ESPECIAL: Suicídio é tema preocupante em Coromandel. Clique para ler

Em seu discurso, a prefeita Dione reafirmou o compromisso de incentivar a feira livre no município, como forma de gerar emprego e renda e fomentar a agricultura familiar.

O secretário de Obras, Clayton dos Passos, acrescentou que a Administração irá readequar o espaço da feira livre, criando uma área coberta e com barracas adequadas para a comercialização dos produtos.

Leia Também: Seis ruas voltam a ter mão dupla de circulação em trecho central

Leia Também: Coromandelenses estão entre os 100 maiores produtores de leite do Brasil

O secretário de Agricultura, Wilson Marra, afirmou que a reunião faz parte de uma série de atividades envolvendo os feirantes, que terão participação ativa na melhoria do setor. “Nos reunimos aqui para criar uma comissão para organizar o processo de desenvolvimento da feira livre, com normas e critérios para os feirantes. Também trouxemos o gerente do Banco do Brasil para que ele apresentasse o Pronaf aos agricultores, que muitas vezes não têm tempo de ir até a agência para conhecer o programa”.

Marra destacou que a Prefeitura firmou parceria com a Emater para dar assistência aos agricultores e realiza visitas técnicas a outras feiras para troca de experiências.

emater5
“A feira livre é um mercado com produtos de qualidade, com raíz cultural forte”. Leni Souza

A consultora da Emater, Leni Alves de Souza, afirmou que as feiras livres são parte importante de qualquer projeto de incentivo à agricultura familiar. “Uma das formas de desenvolvê-la é abrir canais de comercialização dos produtos. A feira livre é um canal importante tanto para o consumidor como para o agricultor. É um mercado com produtos de qualidade, com raíz cultural forte. esse trabalho é muito interessante para o município e para a agricultura familiar”.

Leni declarou ainda que as feiras livres possuem produtos de confiança e seguros para os clientes. “O consumidor terá segurança muito grande, a feira livre envolve a vigilância sanitária e inspeções municipais; e nós, da Emater, trabalhamos com os produtores para que eles adotem boas práticas em todo o processo de fabricação, passando pela embalagem, rotulagem, cuidados no transporte, na compra da matéria prima de qualidade”, finalizou.

Outras reuniões deverão ser realizadas para complementar o processo de melhoria da feira livre de Coromandel.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *