Na semana de conscientização do autismo, Apae Coromandel realiza palestra com especialista

+Cidade Coromandel

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Coromandel realizou nesta quarta-feira (5) uma palestra especial com o médico neurologista Bruno Machado Porto, na Casa da Cultura, durante as atividades da Semana de Conscientização Sobre o Autismo.

A palestra teve participação de diversos pais, profissionais da Apae e estudantes de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel, entre outras pessoas.

O palestrante afirmou que “a conscientização sobre o transtorno do espectro do autista é muito importante para prover o diagnóstico e promover a integração e uma melhora precoces, com um tratamento multidisciplinar adequado aos pacientes”.

Reportagem Especial: Precisamos falar sobre suicídio em Coromandel

Leia Também: Goleiro coromandelense busca apoio para jogar na Europa

Durante a palestra, o neurologista traduziu para uma linguagem acessível os principais sintomas, falou sobre as diversas classificações do transtorno do espectro autista e deu dicas de como lidar com a situação, informações que ajudaram a plateia a desmistificar o transtorno e entender melhor a pessoa com autismo.

Dentre os sintomas que podem prenunciar um transtorno do espectro autista em crianças, Bruno Porto destacou que são mais evidentes manifestações não verbais e atrasos na fala, entre outros pontos que devem ser observados pelos pais e pessoas próximas.

O neurologista ressaltou que o preconceito faz algumas pessoas acreditarem que o transtorno do espectro autista incapacita as pessoas, mas acrescenta que muitos dos que possuem essa condição são dotados de capacidades às vezes incríveis.

“Grande parte dos portadores do transtorno do espectro autista possui inteligência normal ou acima da média, inclusive para determinadas tarefas, que elas executam com perfeição, muito melhor até que a população em geral”.

Presente no evento, a professora da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC), Janaína Valaci, agradeceu à Apae por promover a palestra e abrir espaço aos estudantes do curso de Pedagogia. “Em nome da FCC agradeço a Apae pela oportunidade dada aos alunos. Hoje especialmente tivemos essa palestra maravilhosa com o doutor Bruno Porto, que veio proporcionar aos nossos alunos um conhecimento do meio médico, da área da Saúde, que vai complementar o aprendizado com viés educativo e pedagógico que recebem. Com certeza nossos alunos saíram com uma bagagem que vão levar para toda a vida”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *