Carreta do HC de Patrocínio deve realizar 500 mamografias em mulheres de Coromandel

Teve início na manhã desta segunda-feira (30) o mutirão de exames de mamografia, realizado pelo Hospital do Câncer de Patrocínio. A carreta com o equipamento necessário para realizar o exame ficará na Praça Abel Ferreira até o dia 10 de fevereiro para atender as mulheres cadastradas.

Com a carreta, o Hospital do Câncer deverá atender 500 mulheres coromandelenses, com idade entre 50 e 69 anos, e praticamente zerar a demanda reprimida, de 300 pessoas que aguardavam o exame.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristina Lemes, a carreta ficará no município por dez dias, prazo maior que o informado anteriormente, para atender mais pessoas. “A cada dez minutos, uma mamografia será realizada. Nós esperamos atender a toda a população que estava na fila. Se alguém não conseguir realizar na carreta, a gente vai direcionar para Patrocínio, de forma a não acumular mais”.

Leia Também: Universitários terão R$ 120 mil de auxílio transporte a partir de março

Leia Também: Jovem é morto a tiros em Coromandel

A prefeita Dione Peres afirmou que a atenção com a saúde da mulher “é um serviço contínuo. Vamos levar as mulheres para fazer exames em Patrocínio e, também, criaremos a clínica da mulher, com especialistas para dar continuidade ao nosso plano de trabalho, divulgado na comunidade em nossa campanha”.

Os exames que serão realizados pela equipe que acompanha a carreta foram pré-agendados nas Unidades Básicas de Saúde. Mulheres interessadas em realizar a mamografia – que é a uma das formas mais eficientes de avaliar o surgimento de câncer de mama – devem comparecer até um posto de saúde para obter um encaminhamento.

Carreta do HC de Patrocínio

A carreta utilizada para realizar exames pertence ao Hospital do Câncer de Patrocínio. Foi uma doação do empresário Constantino de Oliveira. Os equipamentos foram obtidos por meio da ONG Américas Amigas, segundo a representante da direção do HC, Marli de Fátima Ávila.

O veículo foi equipado dentro das especificações do Hospital do Câncer de Barretos e deve beneficiar mulheres em dezenas de cidades mineiras. A carreta já passou por Patrocínio e Abadia dos Dourados, entre outros municípios.

Desde junho de 2016, quando entrou em operação, o equipamento móvel realizou mais de 4 mil exames de mamografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *