Portões são fechados em locais de prova de Coromandel; pelo menos quatro chegaram atrasados

+Cidade Coromandel

Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados pontualmente às 13h deste sábado (5), primeiro dia do teste, que pode dar acesso e bolsas de estudos em centenas de universidades públicas e privadas do País.

Não foram registrados problemas graves na entrada. De acordo com fiscais e a Polícia Militar (PM), apenas quatro candidatos chegaram  atrasados, porém não houve incidentes ou tentativas forçadas de entrada. Três pessoas perderam a chance de entrar na FCC e uma na E.E Joaquim Botelho.

Houve ainda dois casos de problemas com identificação. Estudantes foram ao local de prova sem portar um documento oficial com foto.

Nesse primeiro dia os estudantes vão responder a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para concluir as provas.

A área de ciências da natureza e suas tecnologias abrange os conteúdos de química, física e biologia. Em ciências humanas e suas tecnologias, as provas são de geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.

Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Neste ano, pela primeira vez, haverá identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.

O Ministério da Educação adiou para os dias 3 e 4 de dezembro as provas dos candidatos que fariam o exame em prédios ocupados por estudantes.

enem-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *