Opinião: as Vantagens e os Perigos da Black Friday

No próximo dia 25 de novembro acontece no Brasil mais uma edição da famosa “Black Friday”, onde o comércio em geral, sobretudo o e-commerce (comércio eletrônico), oferece descontos acima da média, atraindo a atenção do consumidor, devendo movimentar cerca de R$ 2 bilhões este ano, com base no histórico das edições anteriores.

Muito embora a Black Friday seja propícia para compras, o consumidor deve redobrar a atenção no período, evitando assim ser vítima de fraudes e golpes aplicados por sites mal intencionados.

O consumidor que deseja adquirir qualquer produto durante o período deve ficar atento às informações descritas nos sites, sempre desconfiando de ofertas totalmente fora de realidade, onde é prometido um bem por um preço extremamente baixo, o que geralmente representa golpe.

Alguns sites se aproveitam do período para ludibriar os consumidores, que afoitos por adquirir produtos com um bom desconto, se deixam levar pelos preços “imperdíveis”, e compram sem se preocupar com a credibilidade da empresa e qualidade do produto.

Como forma de prevenção, é de suma importância que o consumidor pesquise sobre a empresa em que está adquirindo os produtos e o seu histórico de reclamações e qualificações. Com efeito, hoje no Brasil dispomos do site Reclame Aqui, canal especializado em informações sobre as empresas, onde o consumidor tem acesso à informações e também a reclamações de outros clientes.

Portanto, ainda que a Black Friday seja um oportunidade de adquirir produtos a um preço mais baixo, o consumidor deve se atentar à credibilidade da empresa, preço do produto e informações disponíveis, evitando assim que sua economia se transforme em prejuízo, e que ao invés de aproveitar a Black Friday, seja vítima do que muitos chamam de “Black Fraude”.

Dr. Lucas Guirra é advogado no escritório Valadares & Guirra Advogados em Coromandel-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *