Grupo cobra atitudes contra abandono de cães e gatos em Coromandel

Um grupo de coromandelenses articula a reativação de uma instituição de proteção aos animais e cobra da Prefeitura de Coromandel atitudes contra o abandono de cães e gatos no município. Na última segunda-feira (25), parte do grupo se reuniu com os vereadores Marcos de Siqueira Nacif Júnior, o Juninho Nacif (DEM), e Wagner Vieira Ignácio, o Waguinho (PDT), para pedir auxílio em suas reivindicações.

De acordo com uma das participantes, Tatiana Darmada, a ação do grupo começou após uma postagem em uma página do Facebook, em que uma moradora do município reclamava da quantidade de cães abandonados, do barulho e da sujeira que eles faziam pelas ruas. O comentário gerou o envolvimento de outras pessoas, que decidiram tirar as questões do virtual e cobrar soluções.

“Queremos mobilizar os órgãos e a sociedade”, explicou outro articulador do grupo, Marcos Antônio Oliveira. “Esses animais podem transmitir doenças e causar acidentes”, lembra. “Há alguns dias uma pessoa caiu da moto em frente à minha loja porque um gato atravessou na frente”, revelou.

A mobilização pelas redes sociais levou a uma reação da Prefeitura de Coromandel, que publicou na íntegra em sua página no Facebook um contrato firmado com a Faculdade Cidade de Coromandel (FCC), que ainda não entrou em vigor por falta de equipamentos.

De acordo com a Prefeitura, o convênio prevê a castração, vacinação e assistência à saúde de cães e gatos. As ações serão realizadas pela FCC. Porém, a Faculdade alega que o contrato só foi assinado pela Administração Municipal poucos dias antes da sua divulgação (e não em fevereiro, época em que foi tratado).

A FCC informou ainda que o programa de castração e vacinação não começou ainda porque a compra de equipamentos e materiais necessários para o trabalho está sendo realizada, pois o município não conta com a estrutura ideal.

O convênio foi proposto pela própria faculdade, para aproveitar a carência do município em veterinária para ensinar seus alunos na prática.

Outro Lado

A Prefeitura informou que possui um profissional para recolher os animais abandonados, porém o município não tem capacidade de abrigar e alimentar todos os cães e gatos que vivem nas ruas. “Recolher todos os cães abandonados por seus donos exigiria uma instalação gigantesca e toneladas de ração, ação que estaria fora do orçamento municipal”.

De acordo com a Prefeitura, a situação exige definitivamente a participação popular: “Acreditamos que a solução seria um trabalho de conscientização de todos os habitantes, no sentido de evitar o abandono do animal de estimação por parte de seus donos”.

cachorroabandonado-loteamento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *