Vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde de Coromandel

Está disponível unidades básicas e postos de saúde de Coromandel a vacina para o vírus HPV, que é destinada à imunização de meninas com idade entre 9 e 13 anos. A vacina ajuda a prevenir o HPV e o câncer de do colo do útero.

É preciso tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para que o efeito seja completo. Para ser imunizada, a menina deve ir até o posto de saúde mais próximo da residência, munida da carteira de vacinação, em qualquer dia da semana.

“A vacina não apresenta reação alérgica, não tem contra indicação. Às vezes pode ocorrer de alguém passar mal por medo de tomar a dose, mas não é nada complexo ou que cause risco à saúde”, explica a enfermeira Joysse Aparecida Dornelas Nunes, do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Coromandel.

Desde 2014, Coromandel já aplicou mais de 1,9 mil doses em meninas com idade entre 10 e 14 anos. No primeiro ano, foram aplicadas 1.210 doses, e em 2015, 732. No ano passado, a quantidade foi menor porque a faixa etária ficou restrita às garotas de 10 e 11 anos.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Já o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *